Nova lei de trânsito está em vigor: Lista é atualizada com veículos que não precisam da CNH para dirigir

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/02/2024 22h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lista de veículos que não precisam de CNH (Reprodução/Montagem TV Foco)

Lista é atualizada com veículos que não precisam da CNH para dirigir

Nova lei de trânsito já está em vigor e lista de veículos que não necessitam da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir e circular é atualizada. Portanto, confira se o seu veículo consta na nova lista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como todos já sabem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é necessária para circular pela cidade conduzindo um veículo, no entanto, certos meios de transporte não precisam mais do documento devido uma nova lei.

Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão valendo desde julho de 2023, onde motos elétricas, por exemplo, agora precisam de CNH e placa, e muito se perguntam se as bicicletas elétricas também são englobadas nessa nova regra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para explicar de uma vez por todas, a resposta é não. Os ciclistas que utilizam as bikes com motor elétrico auxiliar, limitadas à potência de 1000W e velocidade máxima de 32 km/h, não precisam de registro, licenciamento, CNH ou pagar IPVA.

Desse modo, 6 modelos de motocicletas que atendem a este perfil foram isentas. Elas são: Tailg Dyfly, Caloi Mobilete, Zero Luna, Mobi S1, Smart Bike, Tailg Junior e Two Dog Pliage.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No entanto, é necessário seguir algumas regras, como ter um indicador e/ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelho retrovisor do lado esquerdo e pneus em boas condições.

É preciso entender que essas motocicletas podem alcançar uma velocidade entre 25 a 40 quilômetros por hora, a depender do modelo. Dessa forma, um acidente pilotando algum desses veículos, pode ser catastrófico. Esteja sempre atento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para veículos de duas ou três rodas, com motor de combustão interna ou elétrico, cilindrada máxima 50 cm³ (centímetros cúbicos), equivalente a 3,05 pol³ (três polegadas cúbicas e cinco centésimos) e potência de 4 kW (quatro quilowatts) –equivalente a 5,4 cv – e com velocidade limitada a 50 km/h, devem ser registrados, emplacados e necessitam de CNH.

Além do emplacamento e habilitação, é necessário transitar com luz baixa acesa durante o dia e utilizar capacete motociclístico com viseira ou óculos de proteção. No caso da CNH, a categoria “A” já basta para conduzir. Outra alternativa é a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o valor médio para tirar a CNH?

Abarcando as despesas de procedimentos obrigatórios como exames, aulas, e provas provenientes da autoescola, além das taxas do Detran, em algumas localidades a CNH chega a custar quase R$ 3.000, segundo o Jornal Contábil.

CNH - Foto: Internet

Veículos não precisam de CNH se enquadrarem em requisitos – Foto: Internet

CNH (Reprodução - Internet) (2)

CNH (Reprodução – Internet) 

Caloi Mobylette elétrica não exige CNH (Foto: Divulgação/Caloi)

Caloi Mobylette elétrica não exige CNH (Foto: Divulgação/Caloi)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.