Em vigor no Governo Lula: Lei traz PROIBIÇÃO severa que atinge em cheio todas as igrejas no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/09/2024 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Governo Lula crava proibição que atinge igrejas (Foto: Ricardo Stuckert)

Uma lei em vigor no Governo Lula, mas, que já existe há muito tempo, crava alerta para todas as igrejas do país e elas são proibidas de fazerem isso

Hoje temos um alerta envolvendo uma proibição que afeta as igrejas e templos religiosos. E é bom destacar que é independente da religião, todas elas estão sujeitas ao cumprimento dessa lei e quem não cumpre está sujeito a responder na justiça por seus atos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As igrejas tem seus direitos diante a lei, mas, também tem suas próprias obrigações a cumprir. Todos que seguem uma religião, tem direito a ir aos centros religiosos manifestar sua fé e podem seguir a conduta que sua religião pede. Mas, quem está a frente de igrejas e templos não podem fazer isso.

De acordo com informações do site Cada Minuto, as igrejas e templos estão proibidas de fazer propaganda eleitoral. Estamos em período eleitoral nos municípios e o ambiente religioso que você frequenta não pode tomar partido de um político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa proibição está cravada no art. 37 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). “Os bens de uso comum são aqueles definidos pelo Código Civil e também aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada”, informou o Tribunal Eleitoral de Alagoas.

E fazer algum tipo de propaganda pode gerar multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Além disso, a Lei das Eleições proíbe que candidatos, candidatas e partidos políticos recebam doação de entidades beneficentes e religiosas, seja em dinheiro ou materiais estimáveis em dinheiro, inclusive por meio de qualquer tipo de publicidade (Lei nº 9.504/97, artigo 24).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Então, se você frequenta algum ambiente religioso e ele está fazendo propaganda eleitoral, saiba que você pode denunciar. As pessoas podem utilizar o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, e realizar a denúncia.

AS IGREJAS PAGAM IMPOSTOS?

Segundo informações do artigo 150 da Constituição Federal de 1988, as igrejas, entidades religiosas e “templos de qualquer culto” são isentos de pagar impostos. A imunidade tributária incide sobre patrimônio, serviços e renda em níveis federal, estadual e municipal. Outras regras ampliaram os benefícios posteriormente. Então, não, elas não precisam pagar impostos, como qualquer outra instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, essas instituições precisam seguir a lei como qualquer outra instituição. Essa envolvendo a proibição de propagandas eleitorais, é só uma das muitas obrigações que elas estão sujeitas a seguir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.