Em vigor: Nova lei cai como bomba, atinge população em cheio e proíbe uso de item queridinho nas ruas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/10/2023 18h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei cai como bomba e proíbe uso de item queridinho (Foto: Internet)

Nova lei proíbe queridinho nas ruas e divide opiniões

Uma nova lei, em vigor desde a última quarta-feira (23), traz mudanças significativas para a população ao proibir que um item queridinho por muitos possa circular nas ruas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após ser sancionada pelo governador Rafael Fonteles, a lei proíbe o consumo de produtos fumígenos, sejam eles derivados do tabaco ou não, em ambientes de uso coletivo.

A nova regulamentação também deixa claro que dispositivos eletrônicos para fumar, como vaporizadores, vapes, e-cigarros e e-cigarettes, estão igualmente proibidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei proíbe cigarros eletrônicos em ambientes coletivos (Foto: Internet)

Os responsáveis pelos locais de uso coletivo devem adotar medidas para garantir o cumprimento da lei, como afixar avisos sobre a proibição e, se necessário, solicitar auxílio policial caso um consumidor se recuse a deixar o ambiente enquanto utiliza os produtos.

Que locais irão proibir o cigarro eletrônico?

A legislação estabelece restrições abrangentes quanto aos locais onde o consumo desses produtos é permitido. Ambientes de trabalho, estudo, cultura, culto religioso, lazer, esporte, entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos, supermercados, escolas, entre outros, estão abrangidos pela proibição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Qual a penalidade para quem não cumprir a lei?

Nova lei proíbe cigarros eletrônicos em ambientes coletivos (Foto: Internet)

Nova lei proíbe cigarros eletrônicos em ambientes coletivos (Foto: Internet)

Empresários que não assegurarem a aplicação da lei podem enfrentar punições de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A tarefa de fiscalização e o recebimento de denúncias ficam sob responsabilidade das vigilâncias sanitárias e órgãos de defesa do consumidor.

Para permitir que os responsáveis tenham tempo de se adequar antes de enfrentarem penalidades, a lei determina que a aplicação de multas só ocorrerá após uma abrangente campanha educativa nos meios de comunicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova legislação tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos à saúde relacionados ao consumo de produtos fumígenos e promover ambientes mais saudáveis em locais de uso coletivo.

Quais os males do cigarro eletrônico?

Cigarros eletrônicos aquecem líquidos contendo nicotina e outros produtos químicos. Eles apresentam riscos à saúde, incluindo dependência de nicotina, problemas respiratórios, riscos cardiovasculares, danos pulmonares e exposição a substâncias químicas nocivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.