Calote de R$ 125 M: Emissora de TV está à beira da falência por culpa da Globo, vive crise e pede socorro

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/09/2024 13h27

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência / Logo da Globo - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a emissora de TV que está diante de uma situação complicada a feira da falência

Não há como negar que a Globo domina completamente a audiência da televisão no Brasil. Em meio a concorrência com o canal da família Marinho, uma emissora de TV está com os dias contados e pode decretar falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem mais delongas, falaremos da TV Gazeta de Alagoas. Segundo UOL, o canal entrou na Justiça no ano passado e alegou que a Globo “claramente abusa da boa-fé” ao decidir não renovar o vínculo de 48 anos com a emissora de TV da família do ex-presidente Fernando Collor, ele é o acionista majoritário.

De acordo com o portal “O Cafézinho”, o calote em dívidas da empresa já se encontra na casa de R$ 125 milhões, algo que agravou ainda mais a sua situação no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a fonte mencionada, a emissora está no controle de Fernando Collor de Mello e está em um processo de recuperação judicial desde o ano de 2019, para tentar recuperar o seu prestígio e voltar a ter anos de glória novamente.

Inclusive, é bem possível que esse terror de falência vivido pela da TV Gazeta pode ser que tenha de certa forma devido a TV Globo, já que ela decidiu não renovar a parceria de 48 anos com a emissora, quando venceu o contrato, em dezembro de 2023.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Afinal de contas, esse rompimento pode ser a responsável por frustrar os planos da empresa televisiva de Alagoas.

Acontece que a a TV Gazeta de Alagoas solicitou à Justiça uma tutela de urgência para que a Globo seja obrigada a renovar contrato com a emissora por mais cinco anos. Dessa forma, a defesa apresentou uma resposta aos argumentos dados pela Globo na 10ª Vara Cível da Capital de Alagoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi então explicado perante a Justiça que contrato com a Globo é essencial para a manutenção da OAM (Organização Arnon de Mello) e representa 72% do faturamento do grupo. Arnon de Mello, que dá nome à organização, foi senador, governador de Alagoas e era o pai do político Fernando Collor.

O fato é que a Justiça obrigou a manutenção do contrato. Entretanto, a Globo recorreu da decisão e um novo julgamento ocorrerá no próximo dia 6 de junho. A informação é do blog do jornalista Felipe Farias. Vale lembrar que a decisão dos juízes pode romper a parceria de mais de 50 anos entre os canais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a fonte, o recurso da Globo é contra a decisão do juiz da 10ª Vara Civel da Capital Leo Denisson de Almeida, que obriga a parceria por mais cinco anos. A emissora alega o envolvimento de Fernando Collor de Mello, o sócio majoritário da afiliada, e a empresa em esquema de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Sede da Tv Gazeta Alagoas - Foto Reprodução Internet
Sede da Tv Gazeta Alagoas – Foto Reprodução Internet
TV Gazeta em Alagoas - Foto Internet
TV Gazeta (Foto Reprodução/Internet)

Qual a atual situação da TV Gazeta de Alagoas?

Em meio a pesquisa, as informações mais recentes divulgadas a respeito da emissora dão conta de que TV Gazeta está em recuperação judicial desde 2019 e é investigada por supostos crimes falimentares. Apesar disso, a Justiça decidiu pela continuidade do contrato com a Globo, que havia feito um acordo informal com a TV Asa Branca para que esta se tornasse a nova afiliada em Alagoas. As informações são do portal Jornal de Alagoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu que a TV Gazeta continuará sendo afiliada da TV Globo em Alagoas pelos próximos cinco anos. A decisão foi tomada por dois votos a um e ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.