Prejuízo e dívidas: Empresa amada pelos brasileiros, mira na falência e baixa portas de lojas nos shoppings

Dívidas: Empresa amada pelos brasileiros baixa portas das lojas
O ano de 2023 está sendo bastante complicado para grande parte das empresas no Brasil, que estão encarando uma forte crise financeira, com acúmulo de dívidas, e uma amada pelos brasileiros está baixando as portas de lojas nos shoppings.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grandes marcas estão optando por fechar algumas ou grande parte de suas unidades espalhadas pelo país, para tentar diminuir o prejuízo e assim se estabilizarem economicamente, mas cada anúncio de fechamento causa surpresa nos consumidores.
Fundada no dia 13 de dezembro de 1914, a Saraiva é uma das grandes livrarias do Brasil, com praticamente unidades em todos os shoppings, mas que de uns anos para cá vem passando por dificuldades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saraiva é uma das principais redes de livrarias do Brasil (Reprodução: Internet)
De acordo com o portal ‘Uol’, a rede está em processo judicial desde 2018, quando foram divulgados uma dívida de mais de 675 milhões de reais, e desde então tomaram a difícil decisão de fechar algumas unidades, como estratégia de recuperação.
Por tanto, esse ano de 2023 está sendo marcado por diversas portas baixadas, e em um recorte mais recente, somente em abril, ainda de acordo com o site, a Saraiva fechou 6 unidades, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba e Pernambuco.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém não parou por isso, já que como informado no site ‘Valores Globo’, a livraria, somente entre os meses de maio e junho as atividades de outras 13 unidades foram encerradas, apresentando um prejuízo líquido de 16 milhões de reais.
Os fechamentos mais recentes se deram no começo deste mês de julho, ainda de acordo com o site da Globo, fechando outras 7 lojas espalhadas pelo Brasil, e de acordo com a empresa, tudo segue alinhado com o plano de recuperação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das unidades da livraria que foram fechadas (Reprodução: Internet)
Quem é a principal concorrente da Saraiva?
A Livraria Cultura, que também enfrenta um momento conturbado, é a principal concorrente da Saraiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br