Falência: Empresa tradicional desliga 2,5 mil pessoas, fecha e milhares podem ficar no prejuízo

Empresa tradicional brasileira fez o possível para continuar com as suas portas abertas, mas o fechamento foi inevitável e funcionários levam a pior
E a onda implacável da crise financeira continua engolindo diversas empresas e companhias em todo o território nacional. Inclusive ficamos até em choque em ver que, entre elas, existem empresas de renome e que fizeram história em nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, agora chegou a vez de uma empresa com 42 anos de existência e 2,5 mil funcionários pedir falência e fechar as suas portas. O negócio atuava nos mercados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no setor de vigilância e facilites.
Fechamento inevitável …
Estamos falando do Grupo Mobra, que apesar de tantos anos e confiança no mercado, por meio de um comunicado enviado a todos os seus funcionários parceiros, avisa os motivos que resultou em sua derrocada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Edital Concursos, o comunicado deixa bem destacado que uma das principais razões para esse triste desfecho foi a concorrência desleal, com preços muito abaixo do mercado.

Grupo Mobra, após 40 anos no mercado, fecha as portas e demite funcionários (Foto Reprodução/Internet)
Isso sem falar dos impactos que a pandemia trouxe, o que os levou a um endividamento insustentável.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo o que foi dito pelo próprio sócio administrador, Antônio Carlos Coelho, eles fizeram o que foi “humanamente possível” para garantir a permanência da empresa no mercado.
Fora isso, os preços incompatíveis da concorrência foram determinantes e inviabilizaram ainda mais a operação de tentar “sobreviver”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Funcionários em apuros
Toda essa situação se desencadeou após a empresa não conseguir mais arcar com todas as despesas. O pedido de falência foi protocolado no dia 21 de maio.
Pela primeira vez em quatro décadas, o grupo começou a atrasar o pagamento dos salários dos funcionários em janeiro de 2023. Toda essa situação insustentável levou a consequências ainda mais difíceis como à rescisão de contratos por parte de alguns clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra se ter ideia, segundo o portal GZH, a dívida chega a 15 milhões de reais fora essa questão dos salários atrasados.
O Grupo Mobra garantia a segurança como de condomínios e bancos (Foto Reprodução/Portal CNN)Além disso, houve também a proibição da participação em processos licitatórios. Há poucos dias, o grupo quitou parte de suas dívidas trabalhistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o processo de auto-falência, a Mobra pretende liquidar as demais dívidas que estão em aberto. Todo o processo está sendo conduzido pelo escritório MSC Advogados.
Ainda segundo Antônio Carlos Coelho, em mais de quatro décadas, a empresa nunca havia atrasado o salário. Ele ainda reafirmou que fizeram de tudo para manter as atividades, principalmente os funcionários, mas infelizmente não conseguiram prosseguir.
Qual a importância do Grupo Mobra?
O Grupo Mobra tinha como especialidade garantir a segurança e prevenir circunstancias indesejadas que podem ocorrer. A empresa atendia milhares de condomínios assim como muitos bancos da região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com essa falência, muitos clientes podem ficar no prejuízo e passar por um certo transtorno até encontrar uma outra empresa que cubra a segurança e serviços que a mesma oferecia.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.