Falência e venda à concorrente: O triste dia em que empresa tradicional do entretenimento fechou as portas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/05/2023 11h13

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Empresa de dublagem faliu no passado (Foto: Reprodução/Saia da Zona de Conforto)

Uma das empresas mais famosas da dublagem, a AIC fechou as portas e ganhou outro nome após compra de empresário

Uma das primeiras empresas de dublagem do Brasil, a Arte Industrial Cinematográfica (AIC São Paulo) teve um papel fundamental na vida de muitos brasileiros nas décadas passadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estúdio surgiu em 1958 com o nome de Gravasom, e logo dublou clássicos da TV americana que finalmente puderam ser exibidos nas emissoras nacionais. Eram grandes títulos como “Pica-Pau”, que surgiu em 1949 e ganhou várias temporadas ao longo dos anos.

O desenho se tornou um dos queridinhos do Brasil e teve atores famosos no papel da ave mais irritante da televisão mundial. Entre 1965 e 1966, Olney Cazarré dublou o personagem pela AIC para a Record de São Paulo. Anos antes, Luís Manuel deu voz ao Pica-Pau para o Rio de Janeiro, mas através da Dublasom Guanabara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estúdios da AIC (Foto: Reprodução/Dublagem Brasileira)

Estúdios da AIC (Foto: Reprodução/Dublagem Brasileira)

A Gravasom só se tornou a AIC São Paulo em 1962, quando um grupo comprou a empresa e tentou dar mais personalidade aos trabalhos. Um de seus proprietários foi Mario Audrá.

A AIC dublou outros sucessos animados como “Coelho Ricochete e Bláu-Bláu”, “Maguila o Guríla”, “Johnny Quest”, “Loopy Le Beau, “Os Jetsons” e “Os Flinstones”. Entre as séries estavam “Jornada nas Estrelas”, “Batman” (1º e 2º Temporada), “Os Três Patetas”, “Jeannie é um Gênio”, “A Noviça Rebelde” e “Perdidos no Espaço”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

FALÊNCIA

O problema é que a empresa de dublagem faliu, em 1975, e foi comprada por outro nome da época, surgindo, então, a BKS. Essa nova empresa deu voz a outros grandes sucessos do cinema mundial, como “A Hora do Espanto”, “Brinquedo Assassino 3”, “De Volta ao Futuro” (I, II e II) e a saga “Tubarão”.

OS ESTÚDIOS DA BKS AINDA EXISTEM?

Os estúdios da BKS existem até hoje e continuam dublando séries e outras produções de sucesso. Sua sede fica no bairro da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa que já faliu dublou "Jeannie é um Gênio" (Foto: Divulgação)

Empresa que já faliu dublou “Jeannie é um Gênio” (Foto: Divulgação)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.