Falência: Empresa famosa fechou as portas e agora? Saiba se você perderá todo dinheiro que investiu

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
1 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência de uma empresa pode fazer você perder dinheiro (Foto: Reprodução/ Internet)

Descubra se você perderá dinheiro se uma grande empresa fechar as portas

Investir em ações da Bolsa de Valores é um dos muitos caminhos que existem no mercado para se aplicar o próprio dinheiro. O objetivo de quem entra nesse universo é aplicar a grana em um lugar seguro e, ainda, poder faturar uns trocados a mais com os dividendos vindos dessa empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, como todo investimento, comprar ações também pode trazer alguns riscos e o sonho de ganhar mais dinheiro pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Um exemplo é quando a empresa declara falência, que ocorre quando a mesma passa por uma recuperação judicial e não consegue arcar com suas dívidas.

Se isso acontece, a empresa terá que vender todos seus ativos. Durante esse processo, muitos saem prejudicados, inclusive aqueles que investiram suas ações na instituição falida. Nos últimos anos, no entanto, ficou acertado que o investidor não perderá por completo o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lado positivo é que o investidor não terá que se envolver com os credores da empresa, mesmo que tenha sido sócio e tenha lucrado com os dividendos em algum momento. As corretoras também podem ser útil neste momento. Elas costumam ofertar empréstimo chamado de conta margem.

AFINAL, QUEM INVESTIU O DINHEIRO VAI PERDER?

Nesse tipo de empréstimo é possível pegar dinheiro e dar as ações como garantia, porém se a empresa falir a corretora emite uma chamada de margem, e o empréstimo precisa ser quitado imediatamente, ou a corretora poderá pegar outros bens para pagar essa chamada.

Dessa forma, apesar de não gerar dívidas para o investidor e o mesmo não ter que arcar com os prejuízos junto aos credores, quem investe precisa ficar atento às operações financeiras que envolvam essas ações. O correto é ler bastante sobre o assunto para se informar da melhor forma, antes de aplicar todo o dinheiro na Bolsa de Valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile