JN confirmou notícia
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de coisas pode levar o fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito dos problemas enfrentados por uma empresa tradicional que teve a falência confirmada no Jornal Nacional.
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Para quem não sabe, estamos falando sobre a falência do Grupo Itapemirim. Em setembro do ano passado, o Jornal Nacional noticiou que o Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da empresa. Acontece que a companhia de transporte rodoviário e aéreo estava em recuperação judicial desde 2016.
Isso porque a empresa estava com dívidas de mais de R$ 2 bilhões. Na ocasião, o Jornal Nacional confirmou que juiz João de Oliveira Rodrigues indisponibilizou os bens de Sidnei Piva de Jesus, dono da Itapemirim. Sendo assim, a transportadora Suzano havia ficado responsável por administrar a massa falida.
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No mês de agosto, segundo informações do G1, a Justiça de São Paulo decidiu em segunda instância suspender o decreto de falência da Itapemirim Transportes Aéreos. Para quem não sabia, a companhia aérea do Grupo Itapemirim estava sem operações desde a véspera de Natal de 2021.
Itapemirim Transportes Aéreos teve pedido de falência suspenso (Foto: Reprodução/ Internet)
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Em recuperação judicial desde 2016, o Grupo Itapemirim possuía dívidas de R$ 253 milhões e teve falência decretada em setembro do ano passado. Além dos credores, o grupo também devia cerca de R$ 2,2 bilhões em tributos. No meio do processo de falência, o dono do grupo, Sidnei Piva, abriu uma empresa bilionária no exterior.
A empresa seguiu operando sobre nova operação?
Em julho deste ano, no entanto, algumas linhas da Itapemirim voltaram a funcionar. A Nova Itapemirim/Suzantur informou ao Diário do Transporte as novas programações. As linhas estão sendo reativadas gradativamente com o aumento da frota. Está prevista a entrada em operação de 86 ônibus ainda neste ano.
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A empresa anunciou no mês de julho a compra de mais 60 ônibus zero quilômetro no âmbito do Programa de Renovação de Frota do Governo Federal instituído pela MP 1175 e de mais 20 ônibus seminovos. Assim, serão 40 ônibus 0 km de dois andares e 40 ônibus de um piso, sendo metade 0 km e a outra seminovos.
Empresa voltou a entrar em operação (Foto: Reprodução/ Internet)
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