Fim do pagamento na EMTU, CPTM e Metrôs de SP: Benefício em vigor na era Tarcísio traz isenção a CLTs

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Tarcísio de Freitas e linha de metrô - Foto Reprodução Internet

Benefício traz gratuidade no metrô, CPTM e EMTU para milhares de CLTs em São Paulo

Um estudo recente da rede Nossa São Paulo mostrou que desde a pandemia da Covid-19, que ocorreu em 2021, o número de pessoas que utilizam o transporte público aumentou de 45% para 61% em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Paulo, o transporte público, seja o Metrô, CPTM ou EMTU, é fundamental para evitar o trânsito caótico da cidade, além de ser uma opção mais acessível.

TARIFAS

As tarifas do transporte público são mais acessíveis ao comparar com os transportes particulares, seja aplicativos, como Uber, ou veículos próprios, como carros e motos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, em São Paulo, as tarifas de ônibus e EMTU custam R$ 4,40 e trens e metrôs R$ 5,00. Porém, no fim do mês, a conta do transporte público pode pesar no bolso de inúmeros cidadãos, principalmente aqueles que estão desempregados.

MAS, AFINAL, QUAL É O NOVO BENEFÍCIO?

Desse modo, empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – desenvolveram uma espécie de programa para trabalhadores desempregados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Credencial para Trabalhadores Desempregados. A medida não foi criada pelo governador Tarcísio de Freitas, mas continua em vigor em seu governo.

CREDENCIAL

De acordo com o portal do governo de São Paulo, a Credencial para Trabalhadores Desempregados visa garantir viagens gratuitas no sistema metropolitano para desempregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo do programa é garantir que o trabalhado, que agora está desempregado, continue procurando um emprego e mantenha suas contas em dia sem a preocupação com os custos ao transporte público.

COMO CONSEGUIR CPTM E METRÔ

O desempregado deverá cumprir três regras para conseguir a isenção da tarifa no metrô e cptm, de acordo com o portal citado. São elas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DOCUMENTOS PARA CONSEGUIR

Por fim, para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas para os funcionários.

EMTU

No caso da EMTU, quem reside ou trabalhou no último registro na região do ABC paulista tem direito ao benefício. Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá, no ABC, vale apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD.

DOCUMENTOS

Como está o funcionamento do metrô hoje em SP?

Como havíamos mencionado, o metrô é um dos transportes públicos mais utilizados pelos paulistanos, fato que faz com que muitos perguntem como está o seu funcionamento.

De acordo com informações do portal oficial, as seis linhas estão funcionando normalmente até o momento da publicação desta nota.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile