Encerramento: O fim de serviço importante de banco n°1 no Brasil como a Caixa após anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/02/2025 23h44

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aplicativo de banco e Caixa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

O fim de serviço importante de banco n°1 no Brasil como a Caixa após anos. Estamos falando do Santander, uma das principais instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse serviço era popular no Santander e nos demais bancos, sendo bastante útil para milhares de brasileiros.

A partir de informações do site oficial do Santander e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora o encerramento de serviço popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O FIM DE SERVIÇO IMPORTANTE DE BANCO N°1 DO BRASIL?

Ocorre que de fato, desde fevereiro de 2024, o sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC), um mecanismo tradicional de transferência bancária no país, deixou de funcionar após anos.

15 de janeiro de 2024 foi o último dia para que os bancos ofertassem a possibilidade de envio e agendamento de DOC.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Desse modo, dia 29 de fevereiro de 2024 aconteceu o fim das transferências via DOC agendadas previamente.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, relatou que a extinção do DOC se deve à queda na sua utilização pelos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta redução se elevou após o lançamento do PIX no final de 2020, uma alternativa mais prática e rápida de transferir dinheiro.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Banco Santander e PIX (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL O MOTIVO DO ENCERRAMENTO DO DOC?

O Santander havia decretado o encerramento em setembro de 2023, tanto para empresas quanto para clientes pessoa física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que atualmente, os clientes do Santander, Caixa, entre outros bancos já utilizam PIX como forma de envio e recebimento de dinheiro.

O DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do PIX, a escolha predileta dos brasileiros, com 24 bilhões.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor da Febraban.

Itaú, PIX, Bradesco, Banco Central
PIX é o principal meio de transferência dos brasileiros (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

AFINAL, COMO USAR O APLICATIVO DO BANCO SANTANDER PARA REALIZAR TRANSFERÊNCIAS?

Quem é pessoa física, pode contar com mais de uma opção no aplicativo para transferir o valor necessário na sua próxima movimentação.

Por exemplo, realize login no aplicativo Santander, clique em “PIX” na tela inicial e opte entre ler QR Code, colocar a chave e colar ou digitar um código de pagamento.

Ou então, vá em “Transferir” e clique em “TED”. Em seguida, escolha o favorecido, informe o valor e o tipo de conta. Por fim, confirme as informações e conclua a sua transferência.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Santander atende mais de 75 milhões de pessoas (Foto: Divulgação / Site do Banco)

“Nova lei do Banco Central traz proibição que atinge quem usa PIX no celular em 2025″.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.