Encerramento das atividades em país, compra colossal de rival e mais: 3 reviravoltas da Coca-Cola

Coca-Cola sofreu três reviravoltas nos últimos anos
A Coca-Cola tornou-se uma das maiores fabricantes e comerciantes de bebidas não-alcoólicas e concentrados de xaropes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o que poucos sabem é que a empresa lidou com três reviravoltas ao longo dos anos.
Isso porque, a Coca-Cola lidou com o encerramento das atividades em um país, realizou a compra de sua rival e até lançou um novo sabor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, vamos começar com a compra colossal de sua rival, que aconteceu em 2021.
Na época, a companhia comprou a Body Armor, principal concorrente da Gatorade, por US$ 5,6 bilhões.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com o portal Super Hider, no ano de 2018, a companhia já havia adquirido uma fatia minoritária de 15% da rival.
A companhia optou pela compra da empresa devido a concorrência nas bebidas esportivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BodyArmor (Foto: Reprodução / Internet)
ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES EM PAÍS
No dia 22 de outubro deste ano, a Coca-Cola confirmou que fecharia a fábrica na Ucrânia devido à invasão russa.
Na época, a empresa emitiu um comunicado para que os funcionários ficassem em casa, segundo a CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos manter isso sob revisão nos próximos dias”, disse o porta-voz da empresa à Reuters.
“Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis dos trágicos eventos na Ucrânia. Continuaremos monitorando e avaliando a situação à medida que as circunstâncias evoluem”, disse outro comunicado.
Por fim, em setembro deste ano, a Coca-Cola lançou uma edição especial e limitada de um novo sabor que foi criado usando uma inteligência artificial.
De acordo com informações do portal Exame, a Y3000 é uma versão limitada que faz parte da plataforma de produtos Creations.
O objetivo do novo sabor é desenvolver variações das versões mais tradicionais da marca.
A companhia realizou pesquisas com clientes para identificar os sabores associados ao futuro.
Em seguida, a pesquisa foi decodifica pela inteligência artificial que gerou a formulação e o chamado “sabor do futuro”.
Porém, por hora, o produto será vendido somente nos Estados Unidos e no Canadá. A bebida também possibilita uma experiência digital através de um código QR na embalagem.

Y3000 (Foto: Reprodução / Coca-Cola)

COMO COMEÇOU A HISTÓRIA DA COCA-COLA?
A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Na época, John Pemberton criou um xarope com a fórmula da bebida e começou a vende-la nas ruas com água gaseificada.
O sócio e contador de Dr. Pemberton, Frank M. Robinson, analisou as vendas e sugeriu o nome da Coca-Cola para impulsionar a merca.
Pouco tempo depois, as vendas aumentaram e o criador começou a vender partes do seu negócio para sócios, até virar uma das maiores companhias.

Refrigerantes da Coca-Cola – Foto: Reprodução/Internet
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.