Comunicado de encerramento: O fim de serviço essencial decretado pelo Itaú após 3 décadas

Os clientes do Itaú se depararam com o fim de serviço essencial para milhares de brasileiros
As instituições financeiras estão presentes no dia a dia de milhões de pessoas somente no Brasil. Atualmente, vários bancos prestam serviços para a população, sendo alguns deles do setor privado, como é o caso do Itaú, maior banco privado da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ofertando uma série de ferramentas aos clientes, a instituição confirmou no início de 2023, que iria encerrar a modalidade de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoas físicas após 3 décadas. Por sua vez, para usuários jurídicos a opção será desativada no decorrer de 2023.
De acordo com o banco, o real objetivo da mudança seria ‘oferecer a melhor experiência e custo-benefício para seus clientes’. Na visão do Itaú, o Pix tem a função de transferência, com serviço a todo momento, alegando que os clientes não ficariam desamparados nesse sentido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ao desativar o DOC, o cliente pode optar por transferir os recursos para outra instituição apenas via Pix ou TED. O Itaú tem priorizado a experiência de Pix, que é um substituto perfeito de DOCs e TEDs e mais barato para os clientes”, declarou o banco por meio de um comunicado ao InfoMoney.

Banco Itaú – Foto: Internet
Por sua vez, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), destac que estuda o fim do DOC para o setor, todavia, destaca que nada foi definido até o momento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No Itaú, desde o segundo semestre de 2022, as transferências DOC para pessoas físicas nos canais físicos e digitais estão sendo desligados.
“Os primeiros canais desligados foram os físicos, que tinham menor número de transações. Em novembro, o Itaú descontinuou as operações em caixas eletrônicos e em celulares e, até o fim de janeiro de 2023, por fim, as transações de pessoas físicas via aplicativo desktop serão desligadas”, alegou o banco ao InfoMoney.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clientes Itaú podem receber DOC?
Vale lembrar que, o fim da modalidade DOC faz referência ao envio de clientes do Itaú para outros bancos. Assim sendo, a via contrária segue funcionando, ou seja, o cliente da instituição continua recebendo transferências via DOC normalmente, visto que outras companhias ainda podem oferecer o serviço.

O fim de serviço essencial decretado pelo Itaú – Foto: Reprodução/Internet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br