Uma companhia aérea famosa do Brasil acabou sendo engolida pela Gol e teve a falência decretada. O fim da empresa surpreendeu todo mundo e causou espanto
Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso estar preparado e ter muio jogo de cintura para lidar com os problemas, crises e desafios do mundo dos negócios. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de uma companhia aérea que acabou sendo engolida pela Gol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando da Viação Aérea Rio-Grandense, ou só Varig. A companhia aérea acabou sendo fundada no Brasil em 1927, em Porto Alegre, e se destacou por ser uma das primeiras brasileiras, além de uma das maiores companhias aéreas do mundo.
No entanto, a partir da década de 1990, a empresa enfrentou prejuízos consecutivos, acumulando uma dívida que ultrapassou os 4 bilhões de reais no início dos anos 2000. Em 2001, segundo informações da Wikipédia, após os atentados de 11 de setembro, a crise aumentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse período ainda, a Varig passou a enfrentar a concorrência da recém-chegada Gol e da LATAM. Em 2005, a Varig entrou em recuperação judicial, vendendo parte de suas operações, a Varig Log, para a portuguesa TAP. Em 2007, ela acabou sendo adquirida pela Gol por 320 milhões de dólares.
No ano de 2010, a empresa teve sua falência decretada pelo sistema judiciário. Em 2024, segundo informações do G1, um acordo judicial entre a União e a massa falida da Varig acabou sendo comemorado por antigos funcionários da companhia aérea.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
A indenização de R$ 4,7 bilhões referente às perdas provocadas durante o Plano Cruzado, no fim da década de 1980, vai garantir o pagamento das dívidas trabalhistas da empresa. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a medida deve beneficiar 15 mil trabalhadores da antiga empresa.
Considerações finais
Uma grande companhia aérea do Brasil fechou as portas após 79 anos. Trata-se da Viação Aérea Rio-Grandense, ou só Varig. Aliás, a empresa chegou a se tornar uma das maiores do mundo. Mas, acabou perdendo mercado, principalmente, após a chegada da Gol e Latam no mercado com preços mais competitivos. Diante da crise, o empreendimento acabou sendo comprado pela Gol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Por fim, confira mais matérias sobre falência clicando aqui.