Enterrado vivo? Ator da Globo morre, família oculta verdade e prova entrega: “Pedido exumação”

Lendas sobre morte do ator Sérgio Cardoso ocorrem até hoje
Em 1972, o ator Sérgio Cardoso, um dos grandes nomes do teatro nacional e astros das novelas da Globo, faleceu de forma inesperada, vítima de um ataque cardíaco fulminante no Rio de Janeiro. Porém, a sua morte virou uma das histórias mais misteriosas e comentadas da televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a notícia fez com que mais de 15 mil pessoas comparecessem ao seu enterro no cemitério São João Batista.
No entanto, pouco tempo depois, começaram a circular boatos que abalariam a imaginação do público: Sérgio Cardoso teria sido enterrado vivo devido a uma suposta catalepsia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A catalepsia é uma doença rara que provoca rigidez corporal semelhante a morte.
De acordo com a lenda, a família do ator da Globo teria solicitado a exumação do corpo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ao supostamente abrirem o caixão, a família encontrou o ator virado de bruços e com arranhões no rosto, supostamente indicando uma tentativa de se libertar.
A família de Sérgio Cardoso sempre negou as informações. No entanto, o assunto retornou ao longo dos anos com diferentes versões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, em novembro de 1979 o assunto voltou à tona, quando Manoel Olegário da Costa concedeu uma entrevista ao Fantástico, da Globo.
O tabelião revelou ter sido amigo de Sérgio Cardoso. Em uma de suas supostas conversas, o ator teria revelado o medo de ser enterrado vivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ele disse realmente que tinha medo que isso pudesse acontecer”, disse Manoel.
História é real?
Na mesma reportagem, Nydia Licia, ex-mulher de Sérgio Cardoso por 10 anos, garantiu que o ator nunca teve catalepsia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o ator nunca teria manifestado sintomas da doença.
“Ele nunca teve catalepsia, certeza absoluta. Não somente jamais manifestou algum sintoma de doença nervosa no período que tivemos casado, nem depois. O povo pode comentar, mas não é verdade”, afirmou a atriz.
A atriz, que faleceu no ano de 2015, também afirmou que não conhecia Manoel Olegário da Costa.
“Não conheço esse senhor, não sei se Sérgio o procurou ou se foi uma conversa informal, mas o fato de ter dito na conversa que tinha medo de ser enterrado vivo não quer dizer absolutamente nada”, esclareceu.
De acordo com a famosa, a história começou logo após a morte de Sérgio Cardoso, quando um homem teria revelado a história para um jornal de Manaus.
“Uma pessoa que ninguém conhece procurou um jornal de Manaus, dizendo que Sérgio havia sido enterrado vivo e que a família teria pedido exumação do cadáver. Imediatamente a notícia correu o Brasil inteiro”, disse Nydia, que continuou:
“Nunca precisou, de maneira alguma, não tem porque. Sérgio faleceu no dia 18 de agosto de 1972 e ponto final. Ninguém tem dúvida, nem os médicos, nem a família. O resto do público eu espero que não tenha mais”, finalizou.
Onde Sérgio Cardoso trabalhou?
Formado em Direito no Rio de Janeiro, Sérgio Cardoso chegou a sonhar com a carreira.
Porém, o famoso mudou o foco após se envolver com o Teatro Universitário do Rio de Janeiro.
Desse modo, o artista construiu uma trajetória marcada por papéis icônicos na Tupi e Globo.
Na época da sua morte, Sérgio Cardoso vivia o professor Luciano em O Primeiro Amor, da Globo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.