Feliz com Solange ou envenenado por Maria de Fátima? O final original de Afonso Roitman em Vale Tudo

Remake de Vale Tudo está em semana decisiva e reacende debate sobre uma representação fiel ou um possível novo destino de Afonso Roitman
Quem acompanha sabe que a nova versão de Vale Tudo alcança um ponto de virada na trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao revisitar um dos maiores clássicos da dramaturgia brasileira, o remake reacende paixões, comparações e, acima de tudo, dúvidas:
- Será que os autores seguirão a estrutura consagrada de 1988?
- Ou ousarão reescrever o destino de personagens que ficaram cravados na memória coletiva?
Em uma semana de capítulos especiais, a história promete abalar as estruturas — e o público está atento ao que vem aí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No centro desse furacão emocional está AfonsoRoitman (atualmente interpretado por Humberto Carrão), dividido entre a mulher que representa seus valores e a que simboliza tudo o que ele deveria combater.
O triângulo que move a trama:
Na versão original, assim como na atual, Afonso (Cássio Gabus Mendes) era um homem íntegro, apaixonado por Solange (Lígia Brondi), uma mulher firme, independente e emocionalmente honesta.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mas seu mundo vira do avesso quando Maria de Fátima (Glória Pires), movida por uma ambição implacável, entra em sua vida.
Fátima vê em Afonso um atalho para ascender socialmente e, com manipulação calculada, o afasta de Solange.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano funciona. Afonso se envolve com Fátima, trai Solange e acaba se casando com a nova mulher, sob as bênçãos de Odete Roitman (Beatriz Segall).
O casamento, no entanto, é um teatro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Sustentado por interesses;
- Falsidade;
- Aparência.
Afonso, emocionalmente enfraquecido e até mesmo “envenenado” pelas teias e artimanhas de Maria de Fátima, se distancia do que um dia foi.
O final original:
No final da história da versão original de Vale Tudo, Afonso, após ser atropelado por todas as verdades que envolvem seu casamento com Maria de Fátima, ainda mais após a vilã engravidar de César (Carlos Alberto Riccelli), fica completamente sem chão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atordoado com todas as verdades, ele descobre que é o pai biológico de Marcinha – filha de Solange com ele – e finalmente reconquista seu grande e verdadeiro amor.
Inclusive, no diálogo de reconciliação dos dois, ele se declarou apaixonado:
“Eu não sou esse homem forte que eu queria ser, não. Diante de você, eu me sinto igualzinho a essa criança [Márcia], de quem você está cuidando tão bem e com tanto carinho. Eu acho que isso eu tenho o direito de pedir: ‘Solange… cuida de mim?'”
Mostrando assim arrependimento e nenhuma possibilidade de reconciliação com a megera.
Remake de Vale Tudo pode seguir o plano original, subverter ou aprofundar?
A nova versão já antecipa conflitos e adiciona camadas mais intensas às relações.
A traição de Afonso ocorre mais cedo, e o triângulo amoroso é mais violento em termos emocionais.
Fátima é ainda mais cínica e manipuladora, enquanto Solange é retratada com mais força e autonomia.
Com esse cenário, três caminhos parecem possíveis:
- Ou o remake pode manter a essência original e fazer Afonso romper com Fátima (Bella Campos) ao descobrir a traição, encerrando o arco com uma separação amarga.
- Ou pode, pela primeira vez, apostar numa reconciliação real entre Afonso eSolange (Alice Wegmann), oferecendo uma espécie de recomeço maduro.
Ou pode optar por um final ainda mais sombrio — deixando Afonso preso ao labirinto de Fátima, como um símbolo do preço da covardia.
Conclusão:
Em suma, o remake de Vale Tudo respeita o clássico, mas não se acovarda diante da oportunidade de reinventá-lo.
Com Afonso no centro do conflito moral, os autores têm em mãos a chance de oferecer uma leitura atualizada sobre escolhas, culpa e redenção.
Cabe à nova versão decidir: Afonso merece uma segunda chance — ou a omissão é uma sentença sem volta? Mas para saber mais sobre a trama, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.