Usuários do Jaé, novo sistema que substitui o Riocard no RJ, relatam erros no reconhecimento facial e CPF duplicado. Veja o que está acontecendo
O Jaé, novo cartão eletrônico que substituiu definitivamente o Riocard nos meios de transporte público municipais do Rio de Janeiro, como ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos, já está em funcionamento.
Para ter acesso ao benefício, os usuários precisam baixar o aplicativo e realizar o cadastro com biometria facial. Mas o que deveria ser simples tem causado dor de cabeça, principalmente para irmãos gêmeos, que estão enfrentando um erro cadastral.
Para quem tem irmão gêmeo e um já realizou o cadastro no app, o sistema alega que o rosto já está vinculado a outro CPF, e informa a seguinte mensagem: “Rosto já registrado para outro CPF. Entre em contato com a central de atendimento”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso aconteceu com a estudante de Letras Vitória Elias, de 28 anos. Sua irmã gêmea já havia se cadastrado no Jaé sem problemas, mas quando ela tentou criar a própria conta, o aplicativo mostrou a mensagem que informava o cadastro facial em outro CPF.
“Minha irmã já tem conta no Jaé. Eu fui criar a minha, e o app não permite. Diz que meu rosto está em outra conta. Supus que seja a da minha irmã” disse a estudante ao portal Extra, da Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atendimento eletrônico sem solução
Ao seguir a orientação do aplicativo e ligar para a central, Vitória encontrou mais um obstáculo. O atendimento eletrônico pedia para acessar o chat dentro do próprio aplicativo, o que não era possível sem o cadastro concluído.
Sem saída, ela pediu para a irmã acessar o chat pela conta dela. Mesmo assim, foi atendida por um robô e, depois, por uma funcionária que afirmou nunca ter visto uma situação parecida. A orientação final foi enviar um e-mail com documentos e aguardar até 30 dias para retorno.
Como não podia esperar, Vitória foi até um posto físico do Jaé e conseguiu resolver o problema imediatamente. “Criaram na hora. Agora tenho o Jaé. Mas pelo aplicativo, não teria conseguido”, afirmou a estudante.
A Prefeitura do Rio informou que, em casos como esse, é realmente necessário comparecer a um posto físico do Jaé para que a equipe verifique e resolva a questão.
Vale a pena ainda ter o RioCard?
O RioCard Mais é o sistema estadual de bilhetagem eletrônica que continua válido no restante do Rio de Janeiro e nos ônibus intermunicipais, trens, metrô e barcas.
Quem tiver o cartão com Bilhete Único Intermunicipal habilitado pode continuar usando também nos transportes da capital, inclusive para integração tarifária.
Você pode solicitar um cartão RioCard em lojas físicas, bilheterias, pontos de venda, máquinas de autoatendimento ou pelo site oficial da Riocard Mais.
Por fim, veja: Globo confirma fim definitivo em gratuidade no RioCard e substituto nos ônibus hoje (16)