Escândalo, encerramento de atividades e demissão em massa: o forte adeus de emissora de TV no Brasil

Final escandaloso e trágico da emissora TV Caracol
A extinta TV Caracol foi uma emissora de televisão educativa brasileira, mantida pela Fundação Cultural de Radiodifusão Educativa do Estado de Santa Catarina, que iniciou a operar em 1992 porém teve um final escandaloso que poucos sabiam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a instalação da primeira emissora de televisão educativa do estado de SC foi direcionado ao canal 2 VHF, desde 1980, onde testes internos foram realizados pelo Instituto Estadual de Educação em um projeto de integração ao Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa via satélite de estações não comerciais.
Portanto, o canal foi concedido em 1992 pela Secretaria Nacional de Comunicações à Fundação Cultural de Radiodifusão Educativa do Estado de Santa Catarina, a entidade privada de Douglas de Macedo de Mesquita, o presidente da companhia estatal Telecomunicações de Santa Catarina (TELESC), que passar a operar a TV Caracol no mesmo ano como retransmissora da TVE RJ.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, Mesquita utilizou a estrutura e recursos da TELESC para comprar equipamentos afim de construir um prédio, que foi considerado um ato indevido, assim, a TV Caracol teve sua operação direcionada à finalidade comercial com exibições de propagandas em seus intervalos, levando outras emissoras do estado a denunciarem a prática.
Por conseguinte, os casos ocasionaram o fim do canal, encerrando as atividades e na demissão em massa dos funcionários da emissora em 26 de abril de 1993. A concessão foi destinada á Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho, criada pelas universidades Federal e do Estado de Santa Catarina para pôr no ar, em 1994, a Anhatomirim TV Educativa, depois TV Cultura SC.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Quem era o dono da emissora na época?
Douglas de Macedo de Mesquita foi o fundador e o proprietário da emissora TV Caracol, e o presidente foi Alexandre Mota de Mesquita, porém o canal era pertencente à Fundação Cultural de Radiodifusão Educativa do Estado de Santa Catarina.

TV Cultura SC (Reprodução/Internet)

Fundação Catarinense de Cultura (Reprodução/Internet)

TV Anhatomirim (Reprodução/Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.