Especialista faz alerta grave sobre diagnóstico de Francisco Cuoco: “Devastador”

Especialista avalia diagnóstico de Francisco Cuoco e faz alerta geral grave sobre condição
O ator veterano Francisco Cuoco, de avançados 91 anos de idade, se tornou notícia há poucos dias ao ter seus problemas de saúde revelados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o astro de novelas, que mora em um apartamento da cidade de São Paulo junto da irmã, que tem 86 anos, surpreendeu a todos diante do diagnóstico.
De acordo com apurações dos especialistas em celebridades do portal TV FOCO, saiba qual o diagnóstico de Chico Cuoco e o que especialista médica alerta sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diagnóstico de Francisco Cuoco
Primeiramente, a mídia se surpreendeu ao saber que Francisco Cuoco está vivendo com sobrepeso após problemas delicados de saúde, como a depressão.

Portanto, conforme revelado na imprensa, o ator veterano conhecido por Pecado Capital (1975) e O Astro (1978), está pesando cerca de 130 kg.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com entrevista realizada pela reportagem da CARAS Brasil, buscando entender como a saúde mental pode afetar o corpo, uma especialista esclareceu tudo.
Surpreendentemente, a psicóloga Leticia de Oliveira, a pedido da revista, avaliou toda a situação de Francisco Cuoco e trouxe seus alertas pertinentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A saúde mental e física estão profundamente conectadas, principalmente na terceira idade.”, inicia a especialista.
“No caso da ansiedade, por exemplo, ela pode desencadear sintomas físicos intensos como dores no peito, pressão alta, insônia, problemas gastrointestinais e até queda de imunidade.”, pontua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a especialista alerta que a depressão do ator não é nenhuma espécie de ‘frescura’ e deve ser levada mais a sério.
“No idoso, esses efeitos tendem a ser ainda mais sensíveis, porque o corpo já está em um processo natural de desgaste”, alertou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando o ator Francisco Cuoco compartilha suas dificuldades, ele mostra como emoções mal processadas podem se manifestar no corpo — é o que chamamos de somatização”, explica.
Então, a especialista surpreende: “E isso não é ‘frescura’ ou ‘drama’, é real, é clínico, e merece atenção.”, garante a psicóloga à CARAS.

Alerta sobre saúde da pessoa idosa
Porém, a médica garante que transtornos emocionais, como a depressão ou ansiedade, podem gerar um transtorno alimentar, como uma compulsão.
“Comer emocional é algo que todos nós fazemos em algum momento — um chocolate depois de um dia difícil, por exemplo.”, exemplifica.
“O problema começa quando a comida se torna o único recurso para lidar com emoções negativas”, alerta a especialista.
“Se a pessoa come sem fome, sente culpa depois, percebe uma perda de controle ou começa a ter alterações de peso e saúde, isso já pode indicar um transtorno alimentar.”, expõe.
“No caso do Cuoco, o fato de ele reconhecer que está descontando emoções na comida é um sinal importante — e um convite para investigar, com acolhimento, o que está por trás disso.”, aconselha.
Por fim, esclarece ao público o diagnóstico do grande ator: “Não se trata de força de vontade, mas de buscar outras formas mais saudáveis de lidar com o sofrimento, conclui.

A especialista categoriza como “devastador” uma situação como a vivida por Cuoco, afinal de contas, ele era uma pessoa pública, tinha autonomia, era um profissional ativo, tinha imagem, reconhecimento, portanto, tudo isso pode levar um paciente como ele a quadro de depressão e compulsão alimentar na velhice.
LEIA TAMBÉM: Psicóloga faz alerta sobre diagnóstico de Gagliasso: “Não tem cura”
O que se pode fazer pela saúde do idoso?
- Diálogo
- Atenção
- Respeito
- Escutar sem julgamentos
- Inclusão da pessoa idosa em decisões
- Oferecer atividades úteis
- Despertar memórias afetivas
- Atribuir pequenas metas diárias
Considerações finais
Em resumo, a especialista médica esclarece no ramo de psicologia, o problema de saúde de Francisco Cuoco, que revelou ter compulsão alimentar, sobrepeso, depressão e ansiedade.
Desse modo, a doutora garantiu que saúde mental e física tem tudo a ver, e que é necessário acolher e acompanhar de perto a saúde do idoso, gerando alerta grave ao público para atenção redobrada em situações similares.
Especialista faz alerta sobre pânico de Fátima Bernardes: “Muito comum”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gustavo Melo
Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br