Especialista crava alerta com 5 sinais de diagnóstico de Wesley Safadão. Veja os detalhes e fique atento a sua saúde
Wesley Safadão, um dos nomes mais populares da música brasileira, fez um importante desabafo no início de maio durante entrevista ao programa Conversa com Bial, da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao relembrar momentos difíceis da carreira, o cantor revelou ter enfrentado um esgotamento extremo em 2023, que o levou a interromper as atividades para cuidar da saúde mental.
Conforme apurado pelo TV FOCO, o diagnóstico do cantor foi de Burnout, um quadro que, segundo especialistas, pode atingir qualquer pessoa em situação de estresse crônico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em conversa com a CARAS, a psicanalista Fabiana Guntovitch reforçou o alerta: “Burnout não escolhe profissão ou status; pode atingir qualquer um que esteja submetido a pressões constantes sem períodos adequados de descanso.”
“No caso de Wesley, a rotina intensa de shows e compromissos o levou a um ponto de colapso, evidenciado por episódios de ansiedade e pensamentos negativos”, disse a psicanalista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é burnout e como identificar?
Burnout é um estado de esgotamento físico, emocional e mental, frequentemente associado ao excesso de trabalho e à falta de descanso.
Ainda pouco compreendido por grande parte da população, esse transtorno tem sinais claros, que não devem ser ignorados. A especialista destaca cinco deles:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cansaço extremo
- Insônia
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Sensação de ineficácia
Reconhecer esses sintomas é o primeiro passo para buscar ajuda e evitar agravamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso de Wesley, o alerta veio após um episódio preocupante durante uma apresentação em Minas Gerais, que o forçou a cancelar compromissos e iniciar um tratamento psicológico e medicamentoso.
Prevenção e tratamento
Fabiana Guntovitch ressalta que o cuidado com a saúde mental deve ser contínuo. “Psicoterapia não é apenas para ‘remediar’, mas especialmente para prevenir e ajudar que se evite chegar a este ponto”.
“Exercícios físicos, sono adequado, mindfullness, meditação, comunicação assertiva, autoconhecimento, e autopercepção são ferramentas importantes”, afirma.
Ela também enfatiza a importância de se estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal. Segundo a psicanalista, garantir momentos de lazer, descanso e convivência com a família é parte fundamental da prevenção do burnout.
O exemplo de Wesley Safadão
Ademais, após o diagnóstico, o cantor ficou três meses longe dos palcos. Contudo, ao retornar, reorganizou completamente sua agenda. Ele trabalha de segunda a quinta-feira, priorizando os momentos com a família e o autocuidado.
“A atitude de Wesley ao buscar terapia e reorganizar sua agenda é um exemplo positivo de como enfrentar e superar o burnout”, diz a especialista.
“Isso mostra que, independentemente do sucesso, todos precisamos cuidar da nossa saúde mental e reconhecer nossos limites.”
Considerações finais
- Em resumo, Wesley Safadão acabou sendo diagnosticado com Burnout.
- De acordo com a psicanalista Fabiana Guntovitch, o Burnout não escolhe a quem afetar, podendo atingir qualquer pessoa que tenha um trabalho estressante e exaustivo.
- Ademais, com o tratamento adequado é possível contornar o diagnóstico.
Por fim, veja: Tirullipa rouba a cena em live com Wesley Safadão, no rancho de Carlinhos Maia