Espírito, cartas psicografadas e crianças assustadas: 3 bastidores assustadores de ‘A Viagem’, da Globo

Descubra os bastidores assustadores da novela ‘A Viagem’. Veja os detalhes sobre aparições espirituais, cartas psicografadas e mais

09/05/2025 11h27

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
‘A Viagem’, da Globo (Foto: Reprodução/ Internet)

Descubra os bastidores assustadores da novela ‘A Viagem’. Veja os detalhes sobre aparições espirituais, cartas psicografadas e gravações que deixaram as crianças com medo

Com reestreia marcada para a próxima segunda-feira (12) na Globo, a novela A Viagem (1994), um clássico de Ivani Ribeiro, volta ao ar prometendo reviver não só as emoções do público, mas também os mistérios que cercaram suas gravações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama, que fez história ao abordar a vida após a morte sob os princípios do espiritismo kardecista, é lembrada não apenas pelo sucesso no horário das 19h, mas também pelos bastidores cheios de relatos assustadores.

Objetos caindo e aparelhos ligando sozinhos

Conforme apurado pelo TV FOCO, durante as gravações de A Viagem, Christiane Torloni, protagonista da novela ao lado de Antonio Fagundes, viveu momentos inquietantes fora dos estúdios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, ela contou que estranhos fenômenos começaram a acontecer em sua casa.

“Quando a gente começou a gravar, eu estava morando provisoriamente num apartamento daqueles antigos (…) e, quando chegava de noite, a casa não ficava em paz.”, disse.

“Estava morando sozinha, e o quarto 1 e o quarto 2 ficavam apitando. Caiam coisas na sala. Nunca fui uma pessoa impressionável. Na casa da minha avó, que era uma casa antiga, eu não tinha medo”, revelou.

Torloni confirma atormentação por espíritos em A Viagem (Foto: Reprodução/ Globo)
Torloni confirma atormentação por espíritos em A Viagem (Foto: Reprodução/ Globo)

Torloni chegou a procurar o diretor da novela, Wolf Maia, para buscar ajuda espiritual. “Falei: ‘Wolf, a gente pediu licença para fazer esse trabalho?’. Porque acredito nessas coisas”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando a gente vai trabalhar com coisas reais, mesmo, você tem que fazer uma mentalização. (…) Falei: ‘Preciso fazer alguma coisa, estou tão cansada, chega na hora de dormir e a casa vira… as coisas caem e tal.’ Aquilo começou a me incomodar mais do que assustar.”

A solução veio por meio de uma oração. “Eu fiquei quietinha lá, eles oraram, me concentrei, e parou”, contou a atriz de A Viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartas psicografadas chegaram aos montes

A comoção do público com A Viagem foi tão intensa que ultrapassou a tela da TV. Christiane Torloni relatou ter recebido diversas cartas durante a exibição da novela, e muitas delas vinham com um conteúdo especial.

“A maioria eram psicografadas. Diziam: ‘Fica calma, tá tudo bem, esse trabalho precisa ser feito, vai confortar as pessoas, estão acalmando’”, lembrou. “Eu orava. Essa é a nossa ferramenta.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os relatos mostram como a novela tocou profundamente os telespectadores, despertando reflexões sobre espiritualidade, perda e reconexão com entes queridos.

Ilustração de carta psicografada (Foto: Reprodução/ Internet)
Ilustração de carta psicografada (Foto: Reprodução/ Internet)

Crianças com medo da atriz Laura Cardoso

Além disso, o impacto da novela foi tão forte que chegou a interferir na percepção do público sobre os próprios atores.

Laura Cardoso, que interpretava uma personagem atormentada pelo espírito do vilão Alexandre (Guilherme Fontes), viu o medo ultrapassar a ficção e atingir o imaginário infantil.

Segundo o site Memória Globo, algumas crianças passaram a temer a atriz por causa das expressões intensas de ódio que sua personagem apresentava em cena.

A novela, embora envolvente, não poupava intensidade emocional, o que se refletia até fora da telinha.

Considerações finais

Quantas vezes A Viagem foi reprisada?

Aliás, a novela A Viagem foi reprisada cinco vezes desde sua exibição original, sendo três delas (2014, 2020 e 2024) no canal Viva e duas no Vale a Pena Ver de Novo (1997 e 2006), na Globo.

De falência de órgãos a tragédia de carro: A Viagem volta ao ar na Globo e morte dizima 50% do elenco

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.