Essas 6 atitudes comuns entre os aposentados do INSS cravam redução do benefício e você precisa saber

Os aposentados e pensionistas do INSS precisam saber que existem 6 atitudes comuns que podem causar a redução do benefício
Em 2025, o salário mínimo nacional é de R$1.518,00 e o teto do INSS é de R$8.157,41. Contudo, o que muitos aposentados e pensionistas não sabem é que algumas atitudes podem reduzir o valor do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, por exemplo, falaremos de 6 atitudes comuns entre os aposentados e pensionistas do INSS que causam a redução do benefício. Inclusive, o portal Martos e Godoi acabou sendo o responsável por essas dicas.

Mudança no cálculo de benefício
Com a Reforma da Previdência, o INSS passou a usar novos critérios para calcular os benefícios. Isso pode ter impactado o valor da sua aposentadoria, especialmente se você se aposentou após 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Revisões ou ajustes no benefício
Outra alteração pode acontecer por conta da revisão do benefício. Aliás, isso pode incluir ajustes baseados em erros administrativos ou mudanças nos cálculos.
Descontos de contribuições ou empréstimos consignados
Quem tem empréstimo consignado ou contribuições devidas, esses valores podem ser descontados da sua aposentadoria, ou seja, o valor final recebido será menor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Fatores como tempo de contribuição
Caso tenha algum erro no tempo de contribuição registrado ou se tiver mudanças na forma de calcular o tempo de serviço, o valor da aposentadoria também pode ser alterado.
Ajustes anuais de inflação (reajuste)
O valor segue o reajuste do salário mínimo pelo Governo Federal. Ele acontece anualmente, mas pode não ser suficiente para cobrir a inflação e outras perdas de poder aquisitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Erro no cálculo do benefício
Se você acredita que o valor da sua aposentadoria está errado, é importante verificar com o INSS ou consultar um advogado especializado para avaliar sua situação.
Como garantir a aposentadoria em 7 passos?
- Acessar o aplicativo Meu INSS;
- Clicar na opção “Novo Pedido”;
- Realizar a atualização cadastral;
- Confirma a Data de Entrada do Requerimento;
- Anexar toda a documentação;
- Selecionar a Agência de Previdência mais próxima e o banco em que deseja receber;
- Confirmar a solicitação.
Por fim, veja também mais matérias sobre o INSS clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br