Essas cores de esmalte ressecam e quebram as unhas em dobro

Apesar de amados e populares, algumas cores de esmaltes podem deixar as unhas mais frágeis por conta da sua remoção

30/06/2025 16h52

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Unha quebrada e esmaltes (Fotos: Canva)

Essas cores podem prejudicar a saúde das suas unhas

De fato, ter unhas longas, fortes e saudáveis são o desejo de muitas mulheres, que buscam produtos, esmaltes e cuidados que podem fortalecê-las e evitar a quebra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o que muitas mulheres não sabem é que a escolha da cor do esmalte pode influenciar na saúda das unhas.

Esmalte escuro pode ser um erro

Primeiramente, você já deve ter ouvido que esmaltes escuros ajudam no crescimento das unhas. Mas, essa informação é um mito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista em dermatologia oncológica, Marco Antônio de Oliveira, reforçou ao portal Super Interessante que esmaltes escuros apenas criam a ilusão de unhas mais compridas.

Esse efeito geralmente ocorre, pois o esmalte é mais denso e encorpado, de acordo com o especialista.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Esmalte preto com brilho (Foto: Canva)
Esmalte preto com brilho (Foto: Canva)

Cores que enfraquecem

Apesar de amados e populares, os esmaltes escuros podem deixar as unhas mais frágeis por conta da sua remoção.

Para remover o esmalte escuro é necessário esfregar com mais intensidade e usar maior quantidade de removedor, especialmente os que contêm acetona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o atrito e o uso excessivo de produtos químicos comprometem a queratina natural, deixando a unha ressecada, frágil e mais propensa a quebra.

Como fortalecer as unhas?

Por fim, para manter as unhas fortes e saudáveis, é essencial ter uma rotina de cuidados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, mantenha a hidratação diária em dia. Utilize cremes para mãos, especialmente nas cutículas.

A alimentação também pode ajudar no processo do crescimento. Opte por incluir alimentos ricos em biotina, cálcio, ferro, zinco e outras vitaminas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, ao realizar tarefas domésticas ou lidar com produtos de limpeza, use luvas de borrachas para evitar o contato direto com substâncias que podem danificar as unhas.

Por fim, utilize bases fortalecedoras antes de aplicar o esmalte.

Unhas Stiletto (Foto: Canva)
Unhas Stiletto (Foto: Canva)

Relato pessoal

Obviamente, a unha pode quebrar por diversos fatores, como deficiências nutricionais, contato com produtos químicos, falta de cuidados e mais.

Mas, agora irei compartilhar um relato pessoal com você leitora.

Recentemente, procurei uma dermatologista para saber se estava com deficiência de vitaminas, já que minhas unhas voltaram a quebrar.

Os exames não apontaram nada, mas percebi que nas três semanas anteriores, usei esmaltes escuros – preto, vinho e vermelho – sem intervalos.

Coincidentemente, foi nesse período que duas unhas quebraram. Pode haver alguma relação, mesmo que não existem evidências científicas suficientes que comprovem essa ligação de forma definitiva.

Aproveitando que estou compartilhando minha experiência, deixo mais uma dica: minha nutricionista recomendou o uso do creme Bepantriz nas cutículas, com o objetivo de fortalecê-las.

Unhas com esmalte vermelho (Foto: TV Foco)
Unhas com esmalte vermelho (Foto: TV Foco)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.