Tudo o que você precisa saber sobre o documento que pode antecipar sua aposentadoria no INSS
A advogada Ingrid Magalhães, especialista em benéficos do INSS, acabou trazendo a tona um assunto de suma importância por meio do seu perfil oficial no Instagram. Em suma, em um vídeo publicado, ela ensina sobre um documento cartaz de garantir a sua aposentadoria de forma antecipada na autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, estamos falando sobre o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é o documento que atesta que o trabalhador exerceu uma atividade de risco prejudicial à saúde (insalubre ou perigosa).
Dessa forma, o PPP é elaborado com base em um LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho), que é um documento elaborado pelo médico ou engenheiro de segurança do trabalho que atesta as condições em que o trabalho foi exercido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a advogada explica que se você já trabalhou em ambiente insalubre ou perigoso, o PPP pode ser a chave pra se aposentar mais cedo! O PPP mostra tudo sobre o seu trabalho inclusive se você esteve exposto a agentes nocivos, como ruído, calor, produtos químicos e outros riscos.
E por que ele é tão importante? Porque ele pode garantir a aposentadoria especial ou aumentar o tempo de contribuição em outras modalidades. Mas atenção: o PPP só vale pras atividades especiais feitas a partir de janeiro de 2004.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como conseguir o PPP?
Você pode conseguir o PPP diretamente na empresa em que trabalha ou no seu sindicato.
Se a empresa não fornecer o PPP ou emitir um documento incorreto (com informações inveridicas ou incompletas), o primeiro passo é tentar uma solução amigável, procure o responsável e solicite a correção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E se a empresa fechou ou faliu? Tenta isso:
- Procure o sindicato da sua categoria;
- Veja o processo de falência ou consulte a Junta Comercial
- Pergunte a ex-colegas ou busque processos antigos de outros funcionários.
Outros documentos também podem ajudar:
- Carteira de trabalho
- Fichas de registro
- Holerites
- PPP de colegas
- Laudos da Justiça do Trabalho
- LTCAT, PPRA, certificados e outros documentos técnicos.
Por fim, um alerta importante: Mesmo com o PPP, a aposentadoria especial tem regras bem específicas e a conversão de tempo especial não é automática.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE