Esses idosos que nunca contribuíram ao INSS podem receber pagamento todo mês

Nessa matéria, falamos diretamente com os idosos que nunca contribuíram com a Previdência Social, mas podem receber um pagamento do INSS
Os trabalhadores que sonham com a aposentadoria do INSS contribuem mensalmente com uma pequena porcentagem do salário. Entretanto, o que alguns idosos não sabem é que é possível receber o pagamento mesmo sem feito contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trata-se de um instrumento de proteção social no Brasil, garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Este benefício, que não requer contribuição prévia ao INSS, acaba sendo voltado para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade que possuam impedimentos de longo prazo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Gov.br, diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Além disso, existem alguns critérios para receber.
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo. Aliás, todos os membros da família devem estar inscritos no CadÚnico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Para dar entrada no pedido do BPC, é necessário reunir alguns documentos básicos. Entre eles, estão um documento de identificação com foto, o CPF de todos os membros da família, comprovantes de renda, se houver, e comprovante de residência.
Como solicitar o BPC
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para solicitar o BPC, você deve procurar o CRAS mais próximo da sua casa e se inscrever no Cadastro Único. Caso já esteja cadastrado, faça o agendamento no INSS pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social (ligação gratuita) ou pela internet, pelo site www.previdencia.gov.br.
Considerações finais
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Esse pagamento do INSS acaba sendo destinado para as pessoas que não estão inseridas no mercado trabalho e não apresentam uma renda fixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o valor da aposentadoria do INSS?
Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, acabam sendo reajustados anualmente, e o valor mínimo definido com base na inflação medida pelo INPC.
Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br