A osteoporose é uma doença que afeta milhares de brasileiros. Nessa matéria, indicamos alguns sintomas silenciosos dessa condição de saúde
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e mais suscetíveis a fraturas. Assim, segundo os médicos, trata-se de uma condição silenciosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a osteoporose geralmente se desenvolve em pessoas mais velhas e atinge principalmente mulheres. Aliás, existem alguns fatores que são consideradores de risco.
Entre eles, podemos citar idade avançada, deficiência de cálcio e vitamina D, histórico familiar, tabagismo e uso excessivo de álcool. Além disso, as fraturas ósseas podem trazer sérias consequências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Clínica Viver, as fraturas podem levar às embolias para o pulmão, causando um quadro grave. Segundo os médicos, não se trata de uma doença que possui muitos sintomas.
Os principais sintomas da osteoporose são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Retração gengival;
- Diminuição da força de preensão;
- Diminuição da altura corporal;
- Dor nas costas;
- Formigamento nas pernas;
- Deformidade da coluna;
- Dor no pescoço;
- Dor no quadril.
Assim, como toda doença, prevenir é o melhor remédio. Por isso, é importante realizar exames de prevenção anualmente, como a densitometria óssea, para identificá-la, ainda, em seu estágio inicial.
A osteoporose não tem cura, portanto exige uma série de cuidados durante a vida inteira do paciente. Para o controle da doença é indicada a ingestão de alimentos ricos em cálcio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
Nessa matéria, falamos sobre uma doença silenciosa e que tem levado o terror para milhões de idosos. Estamos falando sobre a osteoporose. Trata-se de uma condição que causa a perda da massa óssea. Aliás, seus sintomas costumam ser silenciosos, mas você precisa ficar atenta.
Quais cuidados podem ajudar na prevenção e no controle da osteoporose?
- Ingerir cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos). Médicos indicam dois copos de leite desnatado e uma fatia de queijo branco por dia;
- Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;
- Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal;
- Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Basta 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h;
- Não fume e evite o consumo excessivo de álcool;
- Mulheres que entraram na menopausa devem consultar um médico para começar um tratamento especial. A partir de 45 anos, devem ser submetidas a um teste de densitometria óssea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE