SANCIONADO e confirmado: Este é o novo valor surpreendente do SALÁRIO MÍNIMO autorizado para 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/08/2023 12h58

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei sancionada prevê aumento do salário mínimo já para 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Governo Federal tomou a decisão e já fixou o salário mínimo para o ano de 2024

E uma notícia divulgada nesta segunda feira (28), está animando  milhares de brasileiros que trabalham sob o regime CLT. Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de sancionar o projeto de lei que torna PERMANENTE o reajuste do  salário mínimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como muitos devem ter acompanhado, essa medida também visa a  isenção do Imposto de Renda Pessoa Física.

A partir do ano de 2024, o reajuste do salário mínimo seguirá critérios de inflação mais variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) dois anos antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o PIB não apresente crescimento, o salário mínimo será reajustado apenas pela inflação. Essa política de reajuste é elogiada por trazer prosperidade para as famílias e para a economia.

Sendo assim, de acordo com o “Seu Crédito Digital”, segundo o que foi declarado pelo próprio  presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especula-se que o salário mínimo deverá ser de aproximadamente R$ 1.421.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Lula sancionou a lei que prevê reajuste permanente no salário mínimo (Foto Reprodução/Internet)

Lula sancionou a lei que prevê reajuste permanente no salário mínimo (Foto Reprodução/Internet)

Uma conquista !

Essa nova medida é vista como uma grande vitória para muitos trabalhadores, bem como para a economia, afinal de contas, aumentando o poder de compra do povo, automaticamente a “roda” passa a girar com mais facilidade.

Vale mencionar que essa política de reajuste já foi aplicada em mandatos anteriores do presidente Lula e provou ser benéfica ao longo dos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jaques Wagner (PT-BA), relator do projeto no Senado e líder do governo na Casa, ressaltou os benefícios da política de reajuste do salário mínimo, que tem sido aplicada por vários anos.

Jaques Wagner (Foto Reprodução/Partido dos Trabalhadores)

Segundo ele, o aumento real no salário mínimo representa um volume superior no bolso do trabalhador, impulsionando o comércio e trazendo prosperidade para todas as famílias brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, há controvérsias …

Apesar dos dados, a oposição expressou preocupações em relação aos impactos nos gastos públicos resultantes do aumento do salário mínimo.

Segundo o portal Pronatec, o líder da oposição, o senador Rogério Marinho (PL-RN), argumentou que o governo não está adotando uma postura adequada de responsabilidade fiscal.

le também destacou os anos de 2015 e 2016, quando o país enfrentou altas taxas de inflação e um alto índice de fechamento de empresas, enfatizando a importância de medidas para evitar o aumento dessa pressão fiscal.

 Rogério Marinho (Foto Reprodução/Agência Brasil)

O senador, Rogério Marinho (Foto Reprodução/Agência Brasil)

Para Marinho, é necessário analisar o aumento real anualmente, levando em consideração o contexto de cada ano fiscal. Fora isso, os críticos alertam para a necessidade de uma análise anual desse mecanismo, ao invés de torná-lo uma política permanente.

Argumentam que essa abordagem pode causar impactos negativos para os trabalhadores, gerando uma bomba fiscal que afetaria juros, empregos e inflação.

Aonde mais essas mudanças no salário mínimo irão impactar?

é válido destacar que o reajuste do salário mínimo não afeta apenas os trabalhadores, mas também diversas despesas públicas federais, como aposentadorias, pensões e o Bolsa Família.

O salário mínimo serve como base para o cálculo desses pagamentos, o que torna a medida ainda mais relevante para a população de baixa renda.

De acordo com o Tesouro Nacional, em 2022, a Previdência Social correspondeu a 53% dos gastos relacionados a bens e serviços quando comparado a outras funções, como saúde, educação e despesas dos demais Poderes.

Portanto, o reajuste do salário mínimo tem um impacto significativo nos gastos do governo e deve ser levado em consideração para garantir a sustentabilidade desses programas sociais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.