Estrela da Globo se queixou de diagnóstico falso de AIDS

De acordo com Cláudia Raia, notícia manchou sua vida
Cláudia Raia tronou-se um das maiores estrelas do Brasil devido aos seus trabalhos na Rede Globo. No entanto, o que poucos sabem é ela passou por uma situação para lá de delicada em 1992.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, a estrela da emissora carioca teve seu nome vinculado em uma notícia de que estaria com o HIV, a AIDS. Porém, tudo não passou de uma grande mentira.
De acordo com o “TV História”, esse assunto está “morto” hoje em dia, mas causou um verdadeiro escândalo na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 11 de fevereiro de 1992, a Globo precisou realizar uma coletiva de imprensa para acabar com os boatos de que Cláudia Raia teria AIDS.
Na época, a atriz registrou uma queixa-crime contra o infectologista Ricardo Veronesi, que foi o responsável por fazer comentários sobre a saúde dela.
“Uma mancha na minha vida”, disse Cláudia Raia durante a coletiva de imprensa da Globo.
A história sobre a possível doença da global começou por conta de sua perda de peso devido a um trabalho de dança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLÁUDIA RAIA DÁ DECLARAÇÃO
A atriz da Globo aproveitou o escândalo para dar a sua opinião sobre a doença. “É uma coisa muito chata e incômoda essa acusação”, começou ela, que continuou:
“Sou uma pessoa pública, que vive da imagem, sempre associada à saúde. Não tenho uma vida sexual promíscua e já sabia que o resultado seria negativo”, detonou Cláudia Raia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a estrela da Globo também refletiu sobre o fato das pessoas compararem o emagrecimento com a doença.
Para finalizar, Cláudia Raia defendeu o então presidente, Collor, que o apoiava, dizendo que os comentários também rondavam a vida do político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROVA QUE NÃO TEM DOENÇA
Desse modo, a estrela da Globo precisou provar que não estava com a doença e passou por uma série de exames.
Após a repercussão, o assunto sumiu da mídia. Porém, pouco tempo depois, inúmeras estrelas brasileiras contraíram a doença e morreram.
O HIV atualmente tem ótimos tratamentos e os estigmas e preconceitos relacionados aos pacientes estão menos agressivos.

Claudia Raia negou que tinha AIDS em 1992 (Foto: Reprodução/O Globo)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.