Extinção após 40 anos, substituto do passaporte e decreto a idosos: Nova lei de Lula crava 3 viradas no CPF

Saiba tudo sobre a nova lei de Lula que crava 3 viradas no CPF
Em meio a grandes reviravoltas, principalmente neste ano de 2024, para a surpresa de muitos, agora o importante documento, CPF, conta com grandes mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com direito a extinção após 40 anos, substituto do passaporte e decreto a idosos, uma nova lei de Lula crava 3 viradas no CPF e vocês saberão de tudo nesta segunda-feira (4).
De acordo com informações do portal UOL, após 40 anos, o famoso RG, agora conta com uma verdadeira extinção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender sobre o assunto. O RG agora é o CIN. O número de identificação desse documento é o mesmo do CPF, mas a nova carteira tem mais tecnologia e poderá agregar mais informações.
Diante da mudança, o documento para identificação nacional passa a ser o CPF, esse será o número exigido para a prestação de serviços públicos. “O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”, diz o novo decreto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Assim, diante de tudo o que foi alterado, agora, o novo documento, o CIN, conta com grandes novidades.

CPF (Reprodução: Internet)

CIN será o novo documento dos brasileiros (Reprodução: Internet)
Conforme o que foi divulgado, o CIN poderá ter o código do passaporte. A CIN poderá ser utilizada como documento de viagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é importante falar que é necessário que haja acordo entre países, como no bloco do Mercosul. Apesar disso, o documento não substitui o passaporte.
Além disso, a carteira poderá agregar documentos. É possível adicionar dados como carteira de motorista e NIS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por fim, mas não menos importante, também podemos citar um decreto aos idosos. Acontece que agora a nova carteira terá validade. O documento deverá ser renovado conforme os prazos:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.
Como emitir a nova CIN?
De forma rápida e clara, para solicitar a CIN, é necessário fazer o agendamento exclusivamente pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br