Fim de 900 lojas: A extinção de gigante varejista no Brasil, tomada pela maior rival após 57 anos de história

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

27/06/2024 9h21

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim de varejista com centenas de lojas fechadas (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma varejista gigante no Brasil acabou parando nas mãos de uma rival do segmento e deu adeus após 57 anos

Uma loja varejista gigante acabou sendo tomada por uma grande rival e chegando ao seu fim após 57 anos de história. Assim, deu adeus para mais de 900 lojas com seu nome e surpreendeu o mercado com a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As unificações entre grandes empresas são bastante comuns, mas sempre quando acontece, gera uma grande expectativa em todos os clientes. Isso porque a tendência é melhorar o serviço prestado e os concorrentes ficam preocupados com a força da nova rival.

Fundada em 1959, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, a Lojas Insinuante surgiu como uma grande varejista de eletrodomésticos. Ela atuava em estados como Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Insinuante fez muito sucesso no Nordeste (Reprodução: Internet)
Lojas Insinuante fez muito sucesso no Nordeste (Reprodução: Internet)

Devido ao seu grande sucesso, ela se tornou líder absoluta do segmento no Nordeste do Brasil e chamou a atenção de outras grandes empresas. Diante desse cenário, quem entrou em cena foi a Ricardo Eletro.

De acordo com o portal ‘Exame’, em julho de 2013, a Lojas Insinuante e a Ricardo Eletro anunciaram uma fusão, criando a segunda maior empresa do segmento na época. O faturamento anual, somando ambas as empresas era de R$4 bilhões de reais, superando até mesmo a Magazine Luiza.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dessa maneira, ficou atrás apenas do Pão de Açúcar, que tinha comprado o Ponto Frio a pouco tempo e estava no controle da Casas Bahia. Assim, a varejista ficou no comando de Ricardo Nunes, antigo dono da Ricardo Eletro.

A loja deu adeus em 2016 (Reprodução: Internet)
A loja deu adeus em 2016 (Reprodução: Internet)

Fim em definitivo

De acordo com o portal ‘Uol’, em 2016 a Lojas Insinuante deixaram de existir e passaram a exibir a marca da varejista Ricardo Eletro. O objetivo foi de fortalecer a marca em um momento que o setor estava passando por uma queda nas vendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, marcou o fim de 900 lojas com o nome de outras empresas. Como todos sabem, anos depois a Ricardo Eletro enfrentou uma forte crise e chegou a fechar todas as suas lojas no Brasil. Está se recuperando aos poucos com um novo dono.

Ricardo Eletro se uniu com a rival em 2023 (Reprodução: Internet)
Ricardo Eletro se uniu com a rival em 2023 (Reprodução: Internet)

O que aconteceu com a Ricardo Eletro?

Após pedido de recuperação judicial, a Ricardo Eletro fechou 400 lojas e chegou a ter a falência decretada. Agora ela atende pelo nome de Nossa Eletro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.