CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fórmula 1 deixou de ser uma prioridade na Globo, as transmissões dos Grandes Prêmios pelo mundo tem dado cada vez menos audiência. Para se ter uma ideia, em dez anos, a F1 perdeu mais da metade dos telespectadores na TV aberta. O campeonato de automobilismo, que registrava 21 pontos em 2003, está atualmente com média de 8,7 pontos de ibope.
Parte do desinteresse do público pela modalidade se deve a ausência de um grande ídolo brasileiro nas pistas. Desde a morte de Senna, outros pilotos do Brasil não tiveram tanto apelo junto ao telespectador. As mudanças nas regras, que causou uma certa falta de competitividade, também desmotivou o torcedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, a Globo já não tem tantos mimos com o evento e pretende dividir a F1 com outro canal, a Fox Sports. As negociações do canal esportivo com a Globo estão avançadas. A Foz Sports deve entrar na transmissão da F1 já em 2014.
Inicialmente serão cedidos resumos de 15 minutos dos melhores momentos de cada etapa do mundial no próximo ano. A Fox é dona dos direitos da F-1 em toda a América, com exceção do Brasil, onde os treinos oficiais e as corridas tem transmissão exclusiva nos canais SporTV e na Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cegueira e morte: Fantástico denuncia intoxicação grave por 3 bebidas populares no Brasil
● Fim de uma era: Supermercado mais amado de SC fecha as portas após 50 anos e devasta clientes em setembro
● Detran ciente: Lei de trânsito comunica sobre idade máxima permitida para dirigir e traz alerta aos que têm CNH
O que ainda garante a F1 na Globo é seu alto faturamento. O evento tem seis grandes patrocinadores, que pagaram cerca de R$ 62 milhões por cada cota de patrocínio.
Resta saber qual será o interesse dos anunciantes em 2014. A emissora não teme mais cortar ou jogar para a madrugada a transmissão das provas, em detrimento de finais do futebol ou de outros eventos importantes, como a visita do papa Francisco, assim como ocorreu no último domingo (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE