Fim de uma era: Fábrica gigante de comida que você ama, desiste de tentar se salvar e pede falência definitiva

Fábrica de alimentos que fez parte da nossa história fecha as suas portas deixando muitos brasileiros entristecidos com a notícia
Quem foi criança em meados da década de 80 a 90 deve lembrar com muito carinho de uma famosa fábrica de chocolate que tinha como identidade doces em formatos divertidos e que mexiam com o imaginário de muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica fábrica de chocolates Pan! Ela que se iniciou no mercado lançando os polêmicos cigarrinhos de chocolate, na década de 40, infelizmente anunciou falência e fechou suas portas deixando milhares de brasileiros “orfãos”
A “corda arrebentou” …
Segundo o portal de notícias CNN, icônica fábrica de chocolates, já vinha de um processo de recuperação judicial desde março de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que durante esse período, ainda enfrentávamos uma situação bem crítica devido à pandemia da Covid-19. Durante o processo, a fábrica declarou no pedido que não possuía caixa suficiente para pagar as despesas fato que comprometia o seu reerguimento.
Ainda segundo o documento, a dívida acumulada pela Pan estava por volta de R$ 260 milhões. A empresa contava com 52 funcionários na época.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

As fábricas Pan fecharam as suas portas após falência deixando a muitos entristecidos (Foto Reprodução/Internet)
Outro destaque do documento dizia que há mais de 20 anos a fábrica não pagava seus impostos regularmente, conduta que já foi considerada em outras oportunidades como fraudulenta.
A administradora judicial alegou ainda que grande parte dos débitos tributários da Pan são antigos e se arrastam desde 2001, ou seja, há mais de 20 anos, bem antes da pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Juiz chegou a dar um prazo de até 48 horas para que o seu administrador judicial, Fábio Rodrigues Garcia e o Ministério Público se manifestassem.
O pedido de recuperação judicial foi protocolado no dia 5 de maio de 2022 no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até que no dia 16 de agosto de 2022, o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Júlio Sérgio Abbud, pediu à Justiça que considerasse decretar falência da fábrica de chocolates, por conta de débitos tributários de quase R$ 300 milhões.
Obviamente, diante desse cenário crítico, a demissão em massa foi inevitável, e mais de 50 funcionários acabaram caindo no desemprego, e muitos deles, chegaram a protestar pelos seus direitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores cobraram pelos pagamento de rescisões da Chocolate Pan (Foto Reprodução/Internet)
Qual é a história da fábrica Pan?
A Pan, foi fundada ainda na década de 30, mais precisamente em 1932, e ficou conhecida pela fabricação dos famosos “cigarrinhos” de chocolate”, “Bala Paulistinha” e pelo Chocolápis.
O “cigarrinho” virou alvo do Ministério da Saúde nos anos 90 por fazer apologia ao hábito de adultos de fumar, em meio a uma maior conscientização em relação aos malefícios do cigarro.
É válido dizer que, na década de 40, quando os cigarrinhos foram inventados, era “chique” o ato de fumar, por isso naquela época o lançamento não tinha sido tão escandaloso.
Outro produto com gosto de infância é o Pão-de-Mel, garanto que muitos leitores aqui já devem ter se deliciado com esses pãezinhos que viviam em potes nas casas de vó e tias, não é verdade?
Fora a infinidade de outros produtos como os granulados para doces e bolos, moedas de chocolate ao leite, bombons e bala de goma.
Como mencionamos, essa marca mexia com o imaginário das crianças então esses formatos era o que fazia dela ser tão especial.
Em outubro de 2016, aos 81 anos, a Pan deixou de ser uma empresa familiar e mudou de mãos. O objetivo era lançar planos arrojados para recolocar a fabricante no mercado e posicioná-la entre as maiores indústrias do ramo no país. Entretanto, esse plano fracassou.

Chocolate Pan em formato de lápis de cor (Foto Reprodução/Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.