“Vai fechar”: O adeus de fábrica de maior rival da Fiat cravado por Lo Prete no JG com fim de carro popular

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/05/2024 11h56

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Renata Lo Prete cravou o fechamento de fábrica de montadora rival da Fiat (Reprodução: Montagem TV Foco)

Renata Lo Prete cravou sobre o fechamento de uma fábrica gigante, rival da Fiat, que culminou no adeus de carro amado

A jornalista Renata Lo Prete, em 2019, cravou o adeus de fábricas de grande rival da Fiat, o que culminou no fim de um carro popular. A decisão pegou todos de surpresa na época, ainda mais os amantes da marca, que até hoje possuem o modelo na garagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia da Covid-19, fez com que até mesmo grandes empresas tomarem drásticas decisões. Algumas delas resistiram e permaneceram no país, mas outras optaram ou deixar o mercado, vislumbrando um futuro melhor longe do Brasil.

Durante a edição do Jornal da Globo, no dia 19 de fevereiro de 2019, a jornalista Renata Lo Prete comentou sobre o fechamento de uma fábrica da Ford. A decisão pegou até mesmo o Sindicato dos Metalúrgicos de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata Lo Prete revelou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (Reprodução: Globo)

“A Ford vai fechar a sua fábrica em São Bernardo do Campo. Agora a noite os metalúrgicos decidiram parar até a próxima semana”, disse a jornalista na época.

Em um comunicado oficial, a montadora anunciou a sua saída no mercado de caminhões, sendo um marco para o retorno à lucratividade de suas operações na América do Sul. Porém, o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo resultou no fim das produções do Fiesta.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Além dos caminhões, o fechamento da fábrica de São Bernardo representa o fim das produções do Fiesta. A notícia pegou o Sindicato dos Metalúrgicos de surpresa, são cerca de quase 30 mil em toda a cadeia produtiva”, revelou o repórter da Globo.

Fábricas da Ford fecharam no Brasil em definitivo em 2021 (Reprodução: Internet)
Fábricas da Ford fecharam no Brasil em definitivo em 2021 (Reprodução: Internet)

Saída da Ford do Brasil

A saída em definitivo das fábricas da Ford no Brasil se deu ao longo do ano de 2021, de acordo com o portal ‘G1’. Isso porque, segundo o site da Globo, o cenário no país naquele momento era de inflação bastante elevada e juros em tendência de alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta disso, a montadora decidiu fechar as suas fábricas no país, o que se mostrou um excelente negócio para a marca. Hoje ela segue uma das líderes de vendas na América do Norte e também na Europa e já planeja lançar novos modelos elétricos, como o Ecosport.

Aliás, ao longo dos últimos 2 anos em que a Ford não estava mais no Brasil, outras montadoras enfrentaram uma forte crise financeira. Fechamentos, demissões e períodos sem fabricação marcaram até mesmo as grandes fabricantes no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ford Fiesta deixou de ser fabricado no Brasil (Reprodução?: Ford/Divulgação)
Ford Fiesta deixou de ser fabricado no Brasil (Reprodução?: Ford/Divulgação)

Quando a Ford foi fundada?

A Ford, dona de modelos amados pelos brasileiros, surgiu no dia 15 de janeiro de 1936, em Michigan, no Estados Unidos, pelo seu fundador Henry Ford e Edsel Bryant Ford. Atualmente ela possui sua sede em Nova Iorque.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.