Decadência, acidente fatal e mortes: O triste dia em que fabricante de carro não sobreviveu e fechou portas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/06/2023 19h21

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O fim de carro amado engolido por concorrente - Foto Reprodução Internet

Fabricante de carro teve fim trágico

Fundar uma empresa não é uma tarefa muito fácil. Isso porque vários fatores podem levar a falência de um grande empreendimento, como problemas na economia, etc. Diante disso, falaremos sobre o fim de uma grande fabricante de carro do Brasil que teve um desfecho cruel.

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Para quem não sabe, a Bernardini (Bernardini S.A. Indústria e Comércio) foi uma empresa criada na cidade de São Paulo em 1912 por imigrantes italianos. No começo produzia cofres e portas blindadas. Anos depois passou a produzir especialmente visando a área militar e a indústria bélica.

Anos depois, foi alistada a colaborar com a Biselli na modernização dos carros de combate leves M3A1 Stuart, resultando nos X1. Seu desenvolvimento posterior levou às versões Lança-Ponte XLP-10 e lançador de foguetes XLF-40. A empresa dependia do exército para o desenvolvimento, financiamento e suporte técnico.

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Com sua experiência, a empresa projetou em 1979 um carro de combate nacional, o X-30, posteriormente MB-3 Tamoyo. Tinha as especificações bastante limitadas definidas pelo Exército, embora depois recebeu modificações em reação ao sofisticado EE-T1 Osório da Engesa. O Tamoyo nunca chegou a ser produzido em série.

Fabricante de carro foi a falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Fabricante de carro foi a falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Anos depois, a fabricante criou o jipe Xingu, versão militarizada do Toyota Bandeirante, e em 1988 o veículo antidistúrbio AM-IV 4×4, um pequeno blindado montado sobre o chassi curto do mesmo Toyota e voltado para combates em guerras. Cerca de 50 veículos foram fabricados, a maior parte exportada para o Chile.

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Em 1990, a indústria bélica estava em crise, numa decadência que se prolongaria pelos governos Collor e FHC. Diante da realidade daquela época, a Bernardini não sobreviveu e fechou as portas em 2001. Antes disso, no entanto, a fabricante de carros se viu envolvida em um grave acidente que resultou em algumas mortes.

Como foi o acidente fatal?

Após testes de motorização na Rodovia dos Imigrantes, um dos M41C se envolveu em um acidente fatal em 16 de janeiro de 1985 quando esmagou um Volkswagen Brasília ocupado por três pessoas, no cruzamento da Avenida Abraão de Morais com a rua Francisco Tapajós. Duas pessoas morreram e a terceira perdeu uma perna.

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Bernardini produzia carros para o exército (Foto: Reprodução/ Internet)

Bernardini produzia carros para o exército (Foto: Reprodução/ Internet)

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Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

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