Uma das maiores montadoras de carros do mundo fechou as portas de suas fábricas no Brasil e deu adeus ao nosso país
Uma montadora de renome e prestígio acabou confirmando o fim de suas fábricas no Brasil, dando fim a produção automotiva no país. A notícia causou um grande impacto no mercado brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, há quase 4 anos atrás, no ano de 2021, a Ford encerrou suas produções no Brasil, sendo um duro golpe no mercado automobilístico nacional.
De acordo com o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, na época, a montadora se despediu do país dando fim as três linhas de produção que detinha no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A indústria automobilística brasileira sofreu hoje um baque histórico. A Montadora Ford anunciou o fim da produção no país”, disse William Bonner.
“À medida que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, pontuou o apresentador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adeus da Ford no Brasil
Na época, a montadora anunciou que a produção de peças não seriam interrompidas, mantendo a manutenção dos veículos e reposição de peças importantes.
Conforme apurado, uma das razões que impactaram na decisão da montadora, foram as dificuldades causadas pelas burocracias somadas a uma crise que atingia muitos gigantes ne época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, entre outros problemas apontados pela Ford, como a alta carga tributária do país, as fabricações de veículos no Brasil se encerraram. Contudo, sua principal unidade segue ativa em 2025.
Apesar de não produzir mais veículos, no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford, em Camaçari, na Bahia, a empresa segue produzindo diversas inovações da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o ‘Correio 24h’, a unidade de produção tem mais de 1500 funcionários, sendo especialistas no desenvolvimento e aprimoramento de atributos e tecnologias que equipam carros da Ford.
Além disso, a montadora segue com seus modelos no Brasil. Por exemplo, a confirmação que o Bronco Sport 2025 será renovado para o mercado brasileiro em 2025. Além dele, mais 10 devem chagar este ano.
Considerações finais
- A saída da Ford do Brasil foi um grande impacto para a indústria automobilística, resultado de desafios como alta tributação e burocracia.
- Apesar do fim da produção de veículos, a montadora manteve seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na Bahia, focado em inovação.
- Mesmo sem fábricas, a marca segue presente no país, mostrando que o setor continua evoluindo.
Qual a maior montadora automotiva do mundo?
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘o Globo’, a Toyota vendeu cerca de 10,8 milhões de carros em 2024, sendo a montadora automotiva que mais vendeu no ano passado.
Aliás, com as vendas recordes do ano anterior, a montadora japonesa se consolidou pelo 5° ano consecutivo como a maior montadora do mundo, superando a Volkswagen.
Por fim, confira mais matérias sobre carros clicando aqui.