Atenção você CLT que não aguenta mais: Faça isso imediatamente para antecipar sua aposentadoria no INSS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

19/07/2024 9h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Pessoa segurando dinheiro e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Freepik / Internet / Motagem)

Raphael Cajazeira Brum, advogado em Direito Empresarial, traz algumas possibilidades para garantir aposentadoria antecipada, seja pelo INSS ou não

A aposentadoria do INSS é um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores CLTs. Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, as regras para garantir o benefício ficaram mais duras. Mas, nesta sexta-feira, 19, você saberá como antecipar o pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Raphael Cajazeira Brum, advogado em Direito Empresarial e Previdenciário, concedeu uma entrevista ao portal Migalhas para falar sobre as possibilidades de antecipar a aposentadoria. A notícia pode dar um certo alívio para inúmeros trabalhadores.

O advogado revela que existem três formas básicas para conseguir aproveitar os benefícios da aposentadoria. A primeira requer um investimento maior na Previdência Social, uma vez que o trabalhador deverá contribuir com um valor superior ao mínimo do instituto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras duas possibilidades envolvendo os próprios trabalhos. A primeira é estar em uma atividade que permita a antecipação ou possua um plano de previdência privada, fatos que garantem a aposentadoria mais cedo do que o INSS,

No entanto, é importante ressaltar que as opções podem ter custos adicionais e o trabalhador deverá analisar se compensa adiantar a aposentadoria ou não. Além disso, o cidadão deve sempre consultar um profissional especializado em previdência antes de tomar qualquer decisão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

PRIVADA

O advogado também ressalta que o cidadão pode realizar uma contribuição voluntária, caso não tenha atingido o tempo de contribuição para a aposentadoria do INSS.

O trabalhador que desejar realizar uma contribuição voluntária dever ir até uma agência do INSS mais próxima e solicitar informações sobre como proceder, segundo o advogado Raphael.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a melhor forma para conseguir uma aposentadoria antecipada é realizar investimentos, ou seja, a aposentadoria privada.

Existem diversas opções de investimentos, como o Tesouro Direto, que possibilitam o cidadão a guardar dinheiro para a sua aposentadoria sem precisar depender das regras do INSS, garantindo uma renda em menos tempo. Essa é uma excelente opção para os jovens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REGRAS DO INSTITUTO

Como havíamos mencionado, com a Reforma da Previdência, as regras para se aposentar pelo INSS ficaram mais difíceis. Veja cada uma delas, em 2024, segundo o portal G1:

Idade mínima:

A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.

Tempo de contribuição + idade mínima:

Nesta categoria, a idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Em 2024, homens devem ter 63 anos e meio e mulheres 58 anos e meio.

Regra dos pontos:

Nessa modalidade é somada a idade do trabalhador e o tempo de contribuição. Mulheres devem ter pontuação mínima de 91 e homens 101.

Pedágio de 50%:

Direcionada para os trabalhadores que estavam prestes a se aposentar em 2019, a regra estabelece um “pedágio” equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.

Pedágio 100%:

Por fim, a regra estabelece que o trabalhador cumpra todo o tempo de contribuição pendente para se aposentar.

Como falar diretamente com atendente do INSS?

No Brasil, existem milhares de cidadãos que recebem o pagamento do INSS. Mas, muitos possuem dúvidas de como falar diretamente com o atendente do INSS. Para isso, basta ligar no número 135.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.