Falência? 10 chocolates extintos das prateleiras do Carrefour, Assaí e mais mercados para tristeza de muitos

Falência? 10 chocolates extintos das prateleiras do Carrefour, Assaí e mais mercados para tristeza de muitos

09/07/2025 11h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência? 10 chocolates extintos das prateleiras dos mercados (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

Sumiram das prateleiras: 10 chocolates extintos que deixaram saudades nos mercados

Se você tem mais de 25 anos, é bem possível que ainda lembre com carinho (e água na boca) de alguns chocolates que marcaram época. Durante décadas, marcas como Nestlé, Lacta, Garoto e Pan rechearam as gôndolas dos mercados com sabores que conquistaram gerações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, por diversos motivos — desde baixa procura até mudanças de mercado —, muitos desses produtos desapareceram das prateleiras.

Confira agora uma lista nostálgica com 10 chocolates que foram descontinuados, para tristeza de muitos fãs:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mania (Garoto)

Lançado no fim dos anos 90, o Mania era uma barrinha recheada que vinha em sabores de morango ou uva. Ainda hoje, há pedidos pela sua volta nas redes sociais. A combinação doce e prática conquistou uma geração, mas não resistiu ao tempo.

Bombom de Figo (Garoto)

Parte da tradicional caixa “Especialidades”, o bombom de figo dividia opiniões. Junto dele, também havia a versão de ameixa — ambos sumiram com o tempo e não deixaram muitos fãs.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nossa Turma (Lacta)

Inspirado no sucesso do chocolate Turma da Mônica, o Nossa Turma trouxe os personagens da Disney em sua embalagem. Apesar da boa proposta, durou pouco tempo nas prateleiras.

Confeti (Lacta)

Colorido e divertido, o Confeti era presença garantida em festas infantis. Mas, após 20 anos no mercado, a Lacta anunciou o fim da linha em 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bombom Feitiço (Lacta)

Sucesso absoluto nos anos 90, o Feitiço ainda tem fãs que pedem sua volta em comunidades online. O recheio marcante conquistou muitos paladares, mas o bombom desapareceu das caixas atuais.

Cigarrinhos de Chocolate (Pan)

Talvez o mais icônico da Pan, os famosos cigarrinhos de chocolate surgiram em 1941, em uma época em que fumar era sinal de elegância. Mas, após campanhas contra o tabagismo nos anos 1990, o produto foi retirado dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chocolate Surpresa (Nestlé)

Um verdadeiro clássico dos anos 80 e 90, o Surpresa marcou infância com seus cartões colecionáveis de animais. Saiu de linha no começo dos anos 2000 e deixou muitos órfãos da nostalgia.

Surpresa Bichos (Nestlé)

A versão menor do chocolate Surpresa trazia o formato dos bichinhos, mas sem os famosos cards. Lançado em 1997, não teve o mesmo apelo e logo saiu de circulação.

Vale destacar que esse ano, a Nestlé relançou esse chocolate, no entanto, não teve o resultado esperado. Os fãs não gostaram da releitura e rapidamente a edição deixou os mercados mais uma vez.

Chocolate Quik (Nestlé)

Pouco lembrado, o chocolate Quik tentou surfar na fama do achocolatado da marca. Lançado nos anos 90, teve vendas tímidas e logo foi retirado das prateleiras.

Croquete (Nestlé)

Quem viveu os anos 80, provavelmente se lembra do Croquete, da Nestlé. O bombom crocante foi um dos queridinhos por quase três décadas, mas acabou sendo descontinuado.

Pan: a falência de uma marca histórica

Em fevereiro de 2023, a Justiça decretou a falência da empresa Chocolate Pan, responsável por produtos clássicos como o Cigarrinho de Chocolate e a Bala Paulistinha. A marca estava em processo de recuperação judicial desde 2020, mas não conseguiu se reerguer.

A decisão judicial determinou o fim das atividades da companhia, o leilão de bens e a destinação do valor arrecadado aos credores.

Fundada em 1935, a Pan teve quatro filiais e passou por várias reestruturações. A pandemia de Covid-19 agravou ainda mais sua situação financeira. Com isso, uma parte significativa da memória afetiva de muitos brasileiros também chegou ao fim.

Conclusão

Em suma, esses chocolates marcaram gerações e deixaram saudades em quem cresceu com seus sabores. Mesmo fora das prateleiras, seguem vivos na memória de muitos brasileiros. Relembrá-los é reviver momentos simples, mas especiais. Afinal, alguns sabores são impossíveis de esquecer.

Fechamento de 3 supermercados e SuperMarket como substituto

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.