Falência: Dois bancos têm fim decretado em país, fecham as portas e deixa público em estado de alerta

Dois bancos gigantescos quebram e têm fim em país e deixa o mundo todo em alerta
Não é novidade para ninguém que o mercado financeiro é uma verdadeira montanha-russa, e que no momento menos esperado ações podem cair, investimentos serem perdidos e até mesmo quebras ocorrerem. Hoje, por exemplo, falaremos sobre dois bancos que tiveram falência decretada em país, deixando o mundo em estado de alerta. A seguir, confira mais informações sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi o mercado financeiro dos Estados Unidos que teve uma enorme crise no início do ano passado, deixando mundo em alerta após a falência de dois mega bancos no país. No final da primeira quinzena de março, o Signature Bank, um dos 100 melhores dos melhores bancos, segundo a renomada revista Forbes, simplesmente quebrou, deixando todos em choque.
Como se não tivesse sido suficiente que dois dias antes, o Silicon Valley Bank (SVB), conhecido como o “banco das startups”, havia sido fechado pelas autoridades financeiras dos Estados Unidos. O que causou um enorme pavor, afinal, se instalou o medo das pessoas de ficarem com suas contas impossibilitadas de movimentações e o medo da perda de seus valores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SBV era uma das maiores instituições do país
O caso do banco SVB foi o que mais causou medo em economistas, uma vez quera era simplesmente uma das 20 maiores instituições financeiras do país. Devido a uma manobra de venda, o SVB teve um prejuízo de dois bilhões de dólares ou 10 bilhões de reais, perdendo e muito em ações que caíram abruptamente.
De acordo com informações divulgadas pelo ‘G1’, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, foi constatado que o SVB não teria dinheiro para arcar com os saques de seus clientes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O Governo precisou intervir nas instituições
Assim que foi constatado os problemas no Signature Bank e SVB, o Governo dos Estados Unidos interviu e fechou ambas instituições. Logo, enviou um comunicado a população que ninguém sairia no prejuízo. Assim, o dinheiro que cada um tivesse nos respectivos bancos, seriam sacados integralmente, mas que tivessem paciência.
As pessoas que tem contas nesses bancos serão contempladas pelo fundo criado após a crise financeira de 2008, onde 100 bilhões de dólares ficaram disponíveis para arcar com tempos tenebrosos como esses. Porém, o levantamento ainda não esclarece se só esse dinheiro será o suficiente para bancar a falências dessas empresas, pois, como são as maiores do país, tinham milhões de clientes ligados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível reverter a falência?
No Brasil, essa ação pode ser cancelada mediante uma rescisória. Mas, caso não aconteça, o processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas com credores, fornecedores e funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br