Dívida bilionária e falência decretada 2 vezes: O triste fim de varejista tradicional, rival das Casas Bahia

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/10/2023 18h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Casas Bahia (Foto: Divulgação/Internet)

A rede gigantesca teve a falência decretada após anos de mercado

Indiscutivelmente, a Casas Bahia é uma das maiores e mais amada rede de varejo do Brasil. As lojas de departamento, vale lembrar, conseguiram sobreviver às mudanças de mercado e de economia das últimas décadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, concorrer com a gigante se tornou uma tarefa um tanto difícil, tanto que várias outras varejistas não resistiram às crises e decretaram falência, como foi o caso da Arapuã. Muito popular entre os paulistas, a loja teve sua origem no interior de São Paulo, na cidade de Lins, no ano de 1957.

Na década de 90, a rede se tornou uma varejista para lá de influente e tradicional no Brasil, rivalizando com as Casas Bahia e o Ponto Frio, de acordo com informações do UOL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prestígio no mercado não foi o suficiente para se manter firme, tanto que em 1998 a rede Arapuã entrou em recuperação judicial, enquanto lidava com uma séria crise financeira motivada pelo aumento dos juros, o que prejudicou as vendas a alavancou a inadimplência.

Ao todo, a dívida acumulada da rede somava cerca de R$ 1 bilhão no ano de 2002, situação essa que obrigou a rede tomar a decisão de baixar às portas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Lojas Arapuã teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

Lojas Arapuã teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

Em julho daquele ano, a Justiça decretou a falência da Arapuã por descumprimento da concordata. Sobretudo, a a rival da Casas Bahia conseguiu virar o jogo e mudar a decisão.

Todavia, em uma nova decisão no ano de 2020, o STJ bateu o martelo e decretou que o julgamento do TJ-SP se deu de forma ilegal, visto que a Arapuã descumpriu a concordata e já tinha a falência decretada, inabilitando qualquer pedido de recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a situação ser exposta, os ministros do STJ se reuniram e optaram por decretar a falência pela segunda vez da empresa por 4 votos a 1. Assim, a gigante do varejo de eletrodomésticos teve a insolvência declarada definitivamente.

Fachada das lojas Arapuã (Foto: Reprodução Internet)

Fachada das lojas Arapuã (Foto: Reprodução Internet)

O que aconteceu com a Arapuã?

Nos dias de hoje, segundo o portal ‘Boletim Nacional’, os herdeiros do Sr. Jacob, proprietário da empresa, investem em outros nichos para manter parte da sua fortuna. Por sua vez, o nome Arapuã deve ser leiloado em breve para pagar parte da dívida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.