Ao longo dos anos, 3 companhias aéreas perderam suas forças e acabaram indo à falência por conta de dívidas absurdas. Todas eram tão populares quanto a Gol é nos dias de hoje
O Brasil conta com uma extensa lista de companhias aéreas, mas o número hoje em dia poderia ser ainda maior. Isso porque algumas delas acabaram indo à falência e tiveram esse triste desfecho confirmado por um jornal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente a Gol está enfrentando uma forte crise financeira, com uma dívida bilionária, mas por conta da recuperação judicial, está conseguindo superar a situação. Porém, não são todas que conseguem sair do fundo do poço e algumas estão apenas na memória das pessoas.
Em 2020, Glória Vanique, ao lado de Rodrigo Bocardi, no Bom Dia SP, da Globo, comentou sobre a falência da Avianca Brasil. A notícia pegou a todos se surpresa, já que se tratava de uma das principais do ramo no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A gente tem acompanhado durante essa pandemia a queda que houve de voos internos, dentro do Brasil principalmente. A justiça decretou, ontem a noite, a falência da Avianca Brasil”, destacou a jornalista.
Ainda segundo Glória Vanique, a empresa não conseguiu cumprir as suas metas estabelecidas na recuperação judicial e por isso teve a falência decretada. As dívidas da empresas já superavam os 2,7 bilhões de reais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Por fim, os aviões foram devolvidos aos proprietários, restando apenas algumas peças, que acabaram indo para leilão. O leilão é sempre uma medida para amenizar o máximo possível a dívida com os credores.
Varig
Fundada no dia 7 de maio de 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida simplesmente como Varig, foi uma das primeiras companhias aéreas brasileiras. Foi por muitos anos uma das maiores do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
América Latina, Europa, África e Ásia eram destinos corriqueiros da Varig, utilizando seus aviões Lockheed Constellation e Douglas DC-6 no inicio e depois rumando para o Douglas DC-10 e Boeing 747.
Porém, na virada do século, principalmente ao atentado no dia 11 de setembro de 2001, a companhia aérea passou a enfrentar de maneira constante uma crise financeira e já estavam com um balanço negativo por quase 10 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até que no dia 17 de junho a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial, mas as coisas não estavam caminhando com perspectivas de melhoras.
Até que no dia 9 de abril de 2006, a Gol surgiu no negócio e comprou a empresa, por um valor absurdo de 320 milhões de dólares. Em 2010, de acordo com o ‘G1’, a antiga Varig finalmente decretou falência, carregando consigo outra duas empresas do grupo.
Transbrasil
Criada em 1955, a Transbrasil tinha como papel inicial transportar alimentos como carne fresta, de Santa Catarina para São Paulo. Porém, pouco tempo depois, também passou a transportar passageiros e se consolidar como uma companhia aérea comercial.
Segundo o ‘G1’, os planos econômicos na década de 1980, com o congelamento dos preços das passagens, mas não dos custos, levou a empresa para uma forte crise. Em 2001, a empresa ficou sem crédito para comprar combustível para suas aeronaves e os voos cancelaram.
Até que, segundo o site da Globo, em 2002 a Transbrasil teve a sua falência decretada, após não conseguir suprir as metas da recuperação judicial.
Qual a dívida da Gol?
A Gol, uma das principais companhias aéreas, de acordo com o portal ‘InvestNews’, alcançaram o valor de R$20 bilhões em dívidas por conta de seus mais de 50 mil credores.