Falência relâmpago e fim de serviço: 3 terrores dos planos de saúde atingem gigante de SP, Unimed e Rede D’or
Se surpreenda com os 3 terrores dos planos de saúde que atingem operadora gigantesca de SP, Unimed e Rede D’or
O Brasil, apesar de ofertar cuidados para à saúde em diversos graus tecnológicos através do Sistema Único de Saúde (SUS), é contemplado com diversos planos de saúde, que visam aumentar mais ainda o acesso à saúde para os brasileiros. No entanto, os convênios vêm passando por grandes crises, inclusive, hoje falaremos sobre 3 terrores dos planos que atingem em cheio operadora gigantesca de São Paulo, Unimed e Rede D’or.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a gigante dos planos de saúde, a Cuidar.me, empresa que criou um plano de saúde popular com cobertura hospitalar que tinha sociedade com rede de clínicas Dr. Consulta, fundada em 2020, anunciou o fim das atividades no dia 01 de maio de 2024. Vale dizer que, apesar de não ter ocorrido nenhuma ação judicial sobre falência, a empresa fechou as portas repentinamente.
Segundo o portal ‘O Globo’, a Cuidar.me alegou que assegurou aos usuários as opções de migração para um plano da operadora Plena Saúde, a portabilidade sem custo ou a rescisão contratual. A migração para a operadora dos planos de saúde garante aos clientes todas as condições contratuais anteriormente vigentes. Além disso, o valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o comunicado a Cuidar.me na íntegra
“A Cuidar-me Saúde informa que optou por encerrar suas operações no setor de planos de saúde e seguirá em outro ramo de atividade, após término de processo de saída ordenada do mercado junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Em linha com as melhores práticas de mercado e de acordo com a legislação regulatória, todos os beneficiários Cuidar-me foram previamente informados por diversos canais de comunicação acerca do encerramento de suas atividades, sendo-lhes disponibilizadas as seguintes opções: (i) migração para outra operadora; (ii) portabilidade sem necessidade de cumprimento de carências; e (iii) rescisão contratual.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Para aqueles que optarem pela migração, a operadora Plena Saúde assumirá a gestão dos planos de saúde dos beneficiários Cuidar-me, assegurando-lhes todas as condições contratuais anteriormente vigentes, tais como valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.

A Plena Saúde é operadora de grande porte regularmente autorizada pela ANS, com décadas de tradição na prestação de serviços de assistência médica e maior capacidade assistencial, gozando de rede de hospitais próprios e credenciados pela própria Cuirdar-me.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a todos os beneficiários Cuidar-me que optarem pela migração será garantido um incremento na rede assistencial, pelo mesmo preço contratado e de acordo com todas as coberturas assistências e demais disposições contratuais.
Todos os beneficiários que estão em tratamento continuado, internados ou com procedimentos eletivos agendados serão integralmente mantidos nas mesmas condições anteriores, sem qualquer interrupção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Cuidar-me Saúde está comprometida com a transparência e o cuidado com seus beneficiários. Esperamos ter fornecido as informações necessárias para este momento“.
Unimed crava fim de serviço em massa
Em fevereiro deste ano, a Unimed cravou o cancelamento do credenciamento parcial ou total (para planos individuais, PME e de afinidade) de 37 hospitais localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e no Distrito Federal. Vale dizer que, todos os serviços foram encerrados no dia 4 de março. E dentre esse fim de serviço em massa, a Rede D’or foi a mais afetada pelos descredenciamentos, segundo o portal ‘Info Money’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações dão conta de que 12 hospitais da Rede D’or sofreram com o fim de serviço em massa da Unimed. Sendo 10 em São Paulo, segundo o portal, o BTG Pactual mapeou 1.384 leitos nas 12 instalações da rede que foram completamente descredenciadas pela gigante dos planos de saúde.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
- tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
- possibilidade de coparticipação;
- tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
- abrangência: se nacional ou regional;
- períodos de carência;
- reajuste por idade;
- amplitude da rede credenciada.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br