Falência decretada em 48 horas: O triste fim de banco gigantesco em país e o desespero de clientes

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/09/2023 8h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Importante banco de país teve falência decretada em tempo recorde e desespero tomou conta (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Banco gigantesco de país teve falência decretada, em tempo recorde, e situação causou desespero entre clientes

Em março desde ano de 2023, um poderoso banco entrou com pedido de falência em um tempo recorde de 48h, deixando a muitos extremamente chocados e até mesmo em pânico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que desde a crise ocorrida em 2008, aonde a incerteza tomava conta do mercado dos Estados Unidos, essa notícia de falência relâmpago, de longe, foi a que mais surpreendeu investidores causando reações diversas.

Estamos falando do  Silicon Valley Bank (SVB), importante instituição financeira americana. Segundo o portal FDR, esse foi o maior caso de falência envolvendo um banco na região, e o segundo maior da história estadunidense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SVB era conhecido majoritariamente pelo financiamento de empresas no ramo de saúde e tecnologia, estando envolvida em quase metade dos negócios dos nichos citados.

Silicon Valley Bank (SVB) entrou com pedido de falência em 48 horas (Foto Reprodução/Internet)

Silicon Valley Bank (SVB) entrou com pedido de falência em 48 horas (Foto Reprodução/Internet)

Esse importante banco operava desde 1983 e estava entre os 20 maiores bancos do país. Ele tinha escritórios no Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Canadá, Alemanha, entre outros países.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A falência surpreendeu ainda mais com a rapidez em que o processo se fez, um prazo aproximado de à 48 horas.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A queda do improvável

Ainda segundo o portal FDR, devido ao aumento da inflação no Estados Unidos no ano passado, o Federal Reserve, instituição que tem como intuito  estabilizar o dólar, tomou medidas para conter o crescimento inflacionário.

Isso fez com que a taxa de juros sobre empréstimos tomados em bancos tivesse um aumento significativo. Sendo assim, os títulos a longo prazo foram sendo cada vez mais desvalorizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida prejudicou o SVB que, assim como outros bancos do ramo, utilizam de taxas de juros mínimas nestes tipos de negociação. Para se ter ideia, alguns bancos chegam a cobrar taxas próximas a zero em títulos desta categoria.

Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar (Foto Reprodução/ Valor Econômico)

Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar (Foto Reprodução/ Valor Econômico)

De acordo com o portal CNN, os títulos, avaliados em R$100 bilhões, estavam rendendo cerca de 1,79%, nem metade do retorno quando olhamos para o Tesouro de 10 anos, cujo rendimento gira em torno de 3,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devido a isto, os investidores iniciaram uma série de saques envolvendo fundos administrados pela Silicon Valley Bank, fazendo com que o banco anunciasse que estava negociando seus títulos sem obter nenhum tipo de lucro. Inclusive, estavam negociando com margem para prejuízos.

Clima de desespero

Da noite pro dia, logo pela manhã,  as ações do banco estavam em queda. Temendo uma nova crise, como a de 2008, os investidores começaram a retirar TODO os seus investimentos. Não suportando o impacto, o banco acabou anunciando a falência, e como mencionamos, tudo isso em um período recorde.

Quais outros bancos importantes faliram em 2023?

Segundo o Invest News, do início de março de 2023 até o começo de maio, já foram à falência o Silicon Valley Bank, o Signature Bank,  Silvergate e, mais recentemente, o First Republic Bank*

*Para saber mais sobre o assunto clique aqui

 

 

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.