Falência após 7 décadas e tomada pela maior rival: Gigante dos transportes afunda com o mesmo terror da Gol

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

16/05/2024 10h04

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Empresa vivencia mesmo terror da Gol ao se afundar em dívidas, mesmo após ter sua falência decretada e ser repassada à rival (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Felipe Pessoa)

GIGANTE no meio dos transportes atravessa momento crítico após desfecho conturbado e vivencia o mesmo terror da GOL

Se os imbróglios envolvendo por grandes empresas em meio a falências, fusões e fechamentos, virassem uma trama, com certeza, eles seriam temas promissores de muitas novelas transmitidas em horário nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo porque, assim como nas novelas, o mundo das empresas passam por grandes reviravoltas dramáticas.

Falando nisso, uma grande empresa dos meios de transporte, após ter sua falência decretada e ter sido vendida a maior rival na época, agora precisa lidar com pendências que a aterrorizam até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Itapemirim, que mesmo após ter passado por tantos altos e baixos, atualmente ainda precisa lidar com pendências que a aterrorizam.

O que se assemelha muito ao cenário em que a GOL Linhas Aéreas, cuja qual precisou até entrar com o pedido de recuperação judicial pelo Capítulo 11, nos Estados Unidos, por ser um processo mais “brando” do que no Brasil*, para conseguir evitar o pior.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

(Para saber sobre a recuperação judicial da Gol, clique aqui*)

Importância histórica

A Itapemerim era uma das mais tradicionais empresas de transportes do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada desde 1953, ela foi considerada um dos maiores do país no ramo viagens intermunicipais de ônibus, e posteriormente no meio aéreo, no ano de 2021*

(Clique aqui para saber o caso das linhas aéreas da Itapemerim)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que ela cresceu de maneira muito rápida, tendo como um dos seus principais destinos as cidades dos “cartões postais” do Rio de janeiro.

Entendendo a sua falência

A Itapemerim, em setembro de 202, teve sua falência decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, isso após 7 décadas de existência e tradição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o portal UOL, a decisão partiu do juiz João de Oliveira Rodrigues, da 1ª Vara de Recuperação Judicial de São Paulo.

Fora isso, o juiz também indisponibilizou os bens de Sidnei Piva de Jesus, dono da empresa, por entender que a Piva Consulting, outra companhia dele, teria gerado “confusão patrimonial”, ou seja, teria misturado os rendimentos das duas pessoas jurídicas.

Repassada à rival em meio a um “cabo de guerra”

Na mesma decisão, o juiz autorizou um contrato de massa falida com a transportadora Suzano (Suzantur) que, por pelo menos um ano, iria assumir os serviços oferecidos pelo grupo.

Segundo o portal Diário do Transporte, ainda em setembro de 2022, a Suzantur, recebeu a frota de ônibus correspondente a parte que lhe foi cabida da massa falida da Itapemirim.

Essa decisão judicial ainda foi prorrogável por outro ano, mas a situação desencadeou em um verdadeiro cabo de guerra com outra viação, a Viação Garcia.

Isso porque a Garcia acabou entrando com um recurso contra a decisão judicialmente, no dia 26 de setembro de 2022.

Segundo os embargos da declaração dada por ela, na época, Garcia alegou que sua proposta era bem mais vantajosa que da Suzantur.

Sendo assim, a Garcia acabou reivindicando seus direitos para a assumir as linhas e estruturas da findada Itapemerim.

Vale mencionar, que o desembargador Fortes Barbosa, da 1º Câmara de Direito Empresarial, do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou, no dia 23 de junho de 2023, o pedido da Viação Garcia para antecipar uma decisão em um recurso.

Porém, conforme informações do mesmo portal, a PGJ (Procuradoria Geral de Justiça), estipulou até o fim de agosto de 2023 pata a Suzantur contestar contra o processo da Viação Garcia.

Porém a decisão foi favorável a Suzantur, que conseguiu assumir o que havia sobrado da Itapemerim.

Vale dizer que a companhia Suzantur já havia incorporado à frota centenas de ônibus novos e semi novos, o que lhe daria um prejuízo enorme caso tivesse sua permissão cassada.

Uma nova Itapemirim

Em informação divulgada exclusivamente pelo Diário do Transporte, em fevereiro de 2024, a Suzantur garantiu que manteria sua história.

Em março de 2024, a Suzantur anunciou a Nova Itapemirim e divulgou a contratação de funcionários no nordeste, incluindo cidades cearenses como Barro, Fortaleza e Juazeiro do Norte.

O que foi estrategicamente pensado, uma vez que nesses pontos de apoio pois ela teria como operar a linha Fortaleza x São Paulo e ter rendições nessas cidades.

Thumbnail Video Youtube

Mas como ficaram as pendências da antiga Itapemirim em 2024?

Lembra que no inicio desse texto mencionamos que a gigante vivencia o mesmo terror da GOL ao se afundar em dívidas?

Pois bem, embora a Itapemirim ter tido sua massa falida assumida pela Suzantur, a antiga Itapemirim ainda precisam acertar as pendências que ficaram para trás, afinal elas não foram perdoadas …

De acordo com informações exclusivas do Diário do Transporte, a somatória de tributos e dívidas acumuladas chegam a R$ 2,66 bilhões (dados atualizados em 15 de maio de 2024).

Leilões de bens, porém o mais recente, finalizado em março de 2024, que envolvia imóveis e ônibus usados (muitas sucatas) e arrecadaria pouco mais de R$ 77 milhões foi suspenso provisoriamente pelo STJ que atendeu pedido do empresário Sidnei Piva de Jesus, último dono da Itapemirim, contestando os valores estipulados nos lances.

Também há leilões da marca e da UPI (Unidade de Produção Individual), em resumo das linhas, preliminarmente avaliadas em R$ 97 milhões.

Vale ressaltar que a Suzantur é operadora das linhas pelo arrendamento, mas não tem responsabilidade por estas dívidas, afinal o seu papel é apenas gerar recursos com as operações, de acordo com a decisão judicial.

É bom frisar que as operações das linhas interestaduais de ônibus, por meio de arrendamento, que começaram em 04 de março de 2023 vão até 30 de abril de 2025, pela empresa Suzantur, de Santo André.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.