Falência e portas fechadas após 80 anos: Varejista tradicional dá adeus em país

Varejista tradicional encerra suas atividades após 80 anos de atuação e fecha as portas definitivamente em meio a falência

28/07/2025 21h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência (Foto: Reprodução)

Varejista tradicional encerra suas atividades após 80 anos de atuação e fecha as portas definitivamente em meio a falência

Depois de mais de 80 anos de presença marcante nos EUA, a antiga rede Joann veio a falência, deixando um legado para o setor de artesanato, costura e decoração. Fundada em Hudson, Ohio, a empresa virou uma das maiores especializadas para costureiras e profissionais. Mas as compras online, e os gostos que mudaram, atrapalharam tudo, gerando uma crise financeira que levou a falência e lojas fechadas por todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falência da Joann não foi do nada. Ela iniciou com um pedido de recuperação judicial em janeiro de 2025, sob o Capítulo 11, nos EUA, a segunda vez em menos de um ano. No início, a ideia era fechar algumas lojas e manter outras abertas. Mas a venda para o GA Group liquidou tudo, com todas as lojas sendo fechadas. Mais de 800 lojas fecharam as suas portas em todo o país, entre elas, perto de 440 que encerraram atividades até o fim de maio de 2025.

Falência da tradicional varejista de tecidos e artesanato Joann (Foto: Reprodução)
Falência da tradicional varejista de tecidos e artesanato Joann (Foto: Reprodução)

Para livrar-se do estoque que sobrou, a rede soltou descontos que bateram em 90% em muitos produtos. Assim, atraindo os clientes a procura de pechinchas e valores bem em baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que a varejista foi a falência?

A crise enfrentada pela Joann mostra um acontecimento maior no varejo, em especial nas lojas físicas especializadas. A pandemia de Covid-19 foi uma das grandes razões que impulsionaram a mudança na forma como as pessoas compram. Com mais gente preferindo compras online e buscando facilidade e preços pra lá de bons.

Além disso, a dificuldade de se adequar às novas tecnologias e às exigências do mercado digital ajudou no fechamento de várias empresas velhas. No caso da Joann, faltou um plano para juntar o que é físico com o digital. Além disso, a enorme dependência das lojas, que levou à falência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Com o fim das operações, a procura por opções migrou, para lojas virtuais, pequenos negócios por perto, e mercados focados em nichos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.