Falência de banco? Medo atinge milhares e você precisa saber as instituições mais seguras

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

População têm se preocupado com a onda de falências e ficam na dúvida em qual banco escolher (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco)

Em meio ao cenário crítico em que estamos vivendo é preciso se atentar em qual banco depositar o nosso dinheiro

Ultimamente temos nos deparado com notícias alarmantes sobre falências de grandes empresas não é verdade? Pois é, mas essa situação está se alastrando até em bancos famosos e situação estão deixando clientes em total desespero*SAIBAMAIS*

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante de tudo isso, muitos estão se perguntando: “E agora? Qual banco escolher para investir o meu dinheiro?”. E de fato, essa preocupação é pertinente, não somente pelo cenário atual mas também pela própria segurança de dados e valores.

No Brasil, existem diversas opções de bancos, desde os maiores e mais conhecidos até os menores e menos conhecidos. Porém, nem todos são iguais em termos de segurança financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ondas de falências atuais tem preocupado clientes na hora de escolher um banco (Foto Reprodução/InfoMoney)

Índice de qualidade

Para avaliar a segurança e qualidade de uma instituição financeira é necessário se atentar ao “Índice de Basileia”.  Quanto maior esse índice, maior é a capacidade do banco de absorver perdas e lidar com riscos financeiros, como as tão temidas falências!

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, é importante considerar outros fatores como:

  1. Reputação do banco
  2. O histórico de problemas e fraudes
  3. A qualidade do atendimento ao cliente.
  4. Práticas de segurança, como o uso de tecnologias de proteção de dados, a verificação em duas etapas para acessar sua conta e a notificação de transações suspeitas. 

Índice de Basileia é um dos fatores mais importantes ao julgar a saúde financeira de uma instituição (Foto Reprodução/InfoMoney)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como é calculado os riscos pelo Índice de Basileia?

Como mencionamos anteriormente, esse índice é como um termômetro de danos e é calculado pela relação entre o capital do banco e os seus ativos ponderados pelo risco.

No Brasil, nomes como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Santander sempre aparecem no que diz respeito aos maiores índices do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, isso não quer dizer que as demais instituições financeiras não sejam seguras. Isso porque é preciso considerar outros aspectos.

Dessa forma, algumas das fintechs mais conhecidas no país, o que pode representar um nível maior de segurança, são Nubank, Banco Inter e C6 Bank *SAIBAMAIS*

Outros fatores também são importantes na hora de escolher o banco em que você irá depositar o seu dinheiro (Foto Reprodução/Internet)

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile