Dívida de 2 bilhões e leilão confirmado na Globo: Falência de banco rival do Itaú acaba quebrando + 2 gigantes

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/05/2024 12h11

3 min de leitura

Imagem PreCarregada

Uma instituição financeira gigante acabou indo à falência e teve um leilão confirmado na Globo

Um banco gigante, rival do Itaú, foi á falência e levou consigo outras duas empresas gigantes no Brasil. A instituição estava com mais de 2 bilhões de reais em dívidas e enfrentou também um leilão divulgado pela Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Santos foi um grande no ramo, mas lidou, ao longo de sua história, com diversos problemas que levaram ao seu fim. Tudo começou no início dos anos 2000, com seu fundador, Edemar Cid Ferreira revelou um desfalque de 2,9 bilhões de reais.

Isso fez com que cerca de 700 clientes saíssem no prejuízo, principalmente aqueles do setor corporativo. Uma das medidas tomadas, de acordo com o portal ‘O Globo’, foi de limitar os saques até no máximo 20 mil reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desse quadro, com dívidas batendo na casa dos R$2 bilhões, o Banco Central decretou a falência do Banco Santos em 2005. Ainda segundo o ‘O Globo’, Cid Ferreira chegou a ser condenado a 21 anos de prisão por formação de quadrilha e outros crimes.

Banco Santos foi à falência em 2005 após decreto do Banco Central (Reprodução: Internet)
Banco Santos foi à falência em 2005 após decreto do Banco Central (Reprodução: Internet)

Foi preso em 2006, mas solto logo depois após decisão do Supremo Tribunal Federal. Apesar de se passar quase 20 anos, a falência do Banco Santos ainda dá o que falar.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Leilão de mansão

Durante o Bom Dia Brasil, em 2020, Ana Paula Araújo comentou sobre a mansão de Edemar Cid Ferreira, considerada uma das mais bonitas do Brasil, mas que estava sendo leiloada pela quarta vez.

“Uma mansão de São Paulo, que já foi considerada a mais cara do Brasil, vai à leilão mais uma vez. A casa está encalhada, é a quarta tentativa de leilão”, revelou Ana Paula Araújo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, Rodrigo Bocardi comentou sobre valores e o motivo de ninguém ter adquirido a casa: “Em nenhum dos leilões anteriores atingiu o valor mínimo. O lance mínimo é de 10 milhões de reais. A casa é do fundador do Banco Santos, o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira.

A mansão do empresário foi à leilão várias vezes (Reprodução: Globo)
A mansão do empresário foi à leilão várias vezes (Reprodução: Globo)

Outras 2 empresas também faliram

Apesar da falência do Banco Santos, Cid Ferreira ainda mantinha 2 empresas, que respiravam por aparelhos. Porém, o empresário faleceu no dia 13 de janeiro de 2024 e tudo acabou indo por água abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Veja’, a Santos Seguradora e a Valor Capitalização, que pertenciam ao empresário, estava em processo de liquidação e tiveram a falência decretada em 2019.

Porém, Edemar Cid Ferreira pediu a anulação da falência, com processo que corria desde 2022. Com sua morte, as empresas acabaram encerrando as suas atividades e dando fim a mais um capítulo da enorme falência da instituição financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Edemar Cid Ferreira faleceu em janeiro de 2024 (Reprodução: Instagram)
Edemar Cid Ferreira faleceu em janeiro de 2024 (Reprodução: Instagram)

Qual a causa da morte de Edemar Cid Ferreira?

Edemar Cid Ferreira ganhou fama ao fundar o Banco Santos, porém no dia 13 de janeiro de 2014 foi vítima de uma parada cardíaca e faleceu aos 80 anos de idade.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.