“Decretou falência”: O anúncio URGENTE de Bonner no JN e confirmação do fechamento de mega empresa

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/11/2023 14h24

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bonner no JN confirma fechamento de empresa (Foto: Reprodução, Globo)

Empresa que realizava serviços para todo o Brasil, teve sua falência confirmada ao vivo por William Bonner no JN

Com 10 anos de prestação de serviços numa escala nacional, grande empresa precisou declarar falência e coube a William Bonner a missão de comunicar ao Brasil essa triste noticia.

Acontece que a empresa responsável por imprimir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009, a gráfica RR Donnelley decretou falência e paralisação. A empresa informou que “precisou encerrar suas operações no Brasil” por causa das “atuais condições de mercado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

William Bonner confirma falência de empresa no JN (Foto: Reprodução, Globo)

William Bonner confirma falência de empresa no JN (Foto: Reprodução, Globo)

Na época, os funcionários da gráfica protestaram e fecharam por uma hora e meia uma das pistas da Rodovia Anhanguera, em Osasco, Grande São Paulo, em frente a uma das sedes da empresa.

“A gráfica responsável por imprimir as provas do Enem desde 2009, decretou falência. Mas o INEP declarou que vai manter o calendário das provas”.  Foi assim que Bonner conseguiu deixar todos os estudante da época aflitos. Isso por que a falência da empresa foi decretada alguns meses antes da aplicação do Enem de 2019.
No entanto, especialistas afirmam que há risco de falhas na segurança com uma mudança da empresa nessa etapa do processo. Para cumprir o prazo, a impressão deveria ocorrer até maio, no máximo pois as provas seriam em novembro daquele ano.
O ocorrido complicou ainda mais a situação do Enem, que estava sendo afetado pela crise no Ministério da Educação (MEC).Uma semana antes da falência, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido ao se desentender com o ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Ele foi o responsável pela decisão de deixar de avaliar a alfabetização no País, revelada pelo Estado e depois revogada por Vélez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gráfica RR Donnelley tem falência decretada no Brasil (Foto: Reprodução, Esquerda Diário)

Gráfica RR Donnelley tem falência decretada no Brasil (Foto: Reprodução, Esquerda Diário)

Qual foi o pronunciamento do INEP?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não se pronunciou sobre o caso. Segundo a empresa RR Donnelley, para minimizar o impacto da falência, a empresa entrou em contato com o sindicato. Em seguida, avaliou a possibilidade de rescindir todos os contratos de trabalho. Isso permitiu o pronto levantamento dos valores depositados nas contas vinculadas do FGTS e habilitou os funcionários a solicitarem o seguro-desemprego, na forma da lei.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.