Demissão de 18 mil funcionários e falência: O fim trágico da 2ª maior rede de supermercados do Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

23/04/2024 1h12

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência de supermercado famoso (Foto: Divulgação)

Empresa varejista de alimentos não resistiu à crise e pediu pelo encerramento à Justiça

Um famoso supermercado foi do céu ao inferno em questão de 1 ano. Foi um período importante de sucesso, mas que terminou em falência e na demissão de milhares de funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada na década de 50, a Casas da Banha já foi a segunda principal rede varejista de alimentos no Brasil. Porém, o acumulo de dívidas rendeu um difícil processo judicial e o próprio grupo acabou pedindo por seu fim.

Casas da Banha, Falência
O supermercado Casas da Banha foi o segundo maior do Brasil, mas decretou falência nos anos 90 (Foto: Divulgação)

Segundo a Folha de Londrina, a rede de supermercados foi encerrada em 1999, na 2ª Vara de Falências e Concordatas, pelo juiz Luiz Felipe Salomão. O pedido surgiu dos representantes da própria empresa, que já não tinham como pagar o que deviam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, o levantamento para o pagamento de dívidas era de R$ 5 milhões, além de outras diversas cobranças judiciais. O valor parecia pequeno diante da época em que a Casas da Banha viveu seu auge no país, faturando em dólares e assumindo a vice-liderança.

Em 1985, o grupo mantinha 230 unidades no Brasil, mais de 18 mil funcionários e um faturamento anual de US$ 700 milhões. No ano seguinte, veio uma crise inesperada, culpando o congelamento de preços decretado pelo Governo Federal de José Sarney.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Falência
Famosa rede de supermercados chegou a ter mais de 18 mil funcionários (Foto: Divulgação)

O que acontece em casos de falência?

O processo reúne os bens dos empresários e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.

É indicado que se procure um advogado trabalhista o quanto antes para dar entrada em uma ação que garanta que a rescisão seja paga. O pagamento pode ser demorado, mas deve ser cobrado em juízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.