Falência da Livraria Cultura ocorreu? Unidades foram fechadas e você precisa saber o que acontecerá

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/04/2023 1h17

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Livraria Cultura (Foto: Reprodução / Internet)

Livraria Cultura viveu situação difícil e conseguiu suspender decreto de falência

Quem acompanha as notícias a respeito da economia deve ter ficado sabendo sobre tudo o que aconteceu com a Livraria Cultura. No início do mês de fevereiro, a Justiça de São Paulo surpreendeu ao decretar a falência da empresa, considerada uma das redes mais tradicionais do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a Livraria Cultura vinha enfrentando uma forte crise financeira desde meados de 2015, após o encolhimento do mercado editorial. A empresa tem hoje apenas duas lojas físicas, em São Paulo e em Porto Alegre, e mantém suas operações pelos canais digitais.

O grande responsável por decretar a falência da Livraria Cultura foi juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho citou o “descumprimento do plano de recuperação judicial”. Na decisão, o magistrado exonerou a atual administradora judicial, a seu pedido, sendo nomeado outro escritório para a função.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras determinações também constam na sentença, como a suspensão das ações e execuções contra a falida, proibição de atos de disposição ou oneração de bens da falida, bloqueio de ativos, entre outras. A empresa recorreu da decisão que decretou sua falência e conseguiu uma liminar para ter o processo suspenso.

O desembargador J.B. Franco de Godoi, da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, acolheu o pedido da Livraria Cultura de suspensão do processo para que o recurso da empresa seja analisado. Ele afirma que seria necessário um exame “mais acurado” das provas arroladas na sentença.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Livraria Cultura viveu situação difícil e conseguiu suspender decreto de falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Livraria Cultura viveu situação difícil e conseguiu suspender decreto de falência (Foto: Reprodução/ Internet)

O QUE A LIVRARIA CULTURAL ALEGOU AO ENTRAR COM O RECURSO?

No recurso, a Livraria Cultura reconhece que atrasou pagamentos previstos no plano de recuperação por causa da pandemia e de seus impactos econômicos no país, porém, argumenta que está em dia com seus compromissos financeiros que estariam apontados como pendentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.