Dívida milionária e fechamento: Fim de 2 shoppings tão populares quanto o Iguatemi em SP devasta paulistas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/01/2025 23h47

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência de shoppings (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Falência de 2 shoppings causou espanto por causa de uma dívida milionária que obrigou os mesmos a darem adeus em São Paulo

Fim de 2 shoppings tão populares quanto o Iguatemi em SP devasta paulistas, que tiveram que lidar com a falência dos centros comerciais por causa de dívida milionária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muita gente pode achar estranho, afinal a falência de um shopping causa espanto, visto que existem várias lojas, restaurantes e áreas de lazer, que fazem com que seja difícil chegar a tal ponto de ter que encerrar as atividades.

QUAL FOI O PRIMEIRO SHOPPING QUE DEU ADEUS?

O Shopping Center Matarazzo, situado na Avenida Paulista em São Paulo, não era apenas um centro de compras, mas um marco histórico e cultural da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua trajetória, iniciada em 1975, esteve intimamente ligada à memória da região e da própria metrópole, testemunhando transformações e tornando-se um símbolo de modernidade e desenvolvimento.

A partir de informações do portal UOL e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em falência, detalha agora o fim do Shopping Center Matarazzo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O shopping foi construído no antigo complexo das Indústrias Matarazzo. Em 1975, após o declínio da indústria têxtil, o local foi transformado no Shopping Center Matarazzo.

O centro comercial rapidamente se tornou um ponto de referência para compras na capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A grande variedade de lojas, restaurantes, cinemas e serviços atraía um público diversificado, incluindo famílias, jovens e trabalhadores da região.

O shopping também se tornou palco de eventos culturais e sociais, consolidando-se como um importante ponto de encontro e lazer para os paulistanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shopping Center Matarazzo
O antigo Shopping Center Matarazzo teve falência decretada (Foto: Reprodução / UOL)

QUAL O MOTIVO DA FALÊNCIA DE UM DOS GRANDES SHOPPINGS DE SP?

A forte concorrência com outros centros comerciais, a mudança no perfil dos consumidores e a falta de investimentos em modernização levaram a um declínio gradual no movimento.

O shopping foi a leilão em 1997 devido a dívidas e problemas administrativos. O grupo gaúcho Zaffari adquiriu o empreendimento por 18,5 milhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo após a venda, o shopping continuou operando no local por mais cinco anos.

Em 2002, o Sonda enfrentou uma disputa judicial devido a uma ordem de despejo emitida pelos novos proprietários, que exigiam o fechamento do supermercado que operava no local.

Resolvido o impasse, o shopping foi fechado e demolido. Após isso, iniciaram as obras do Bourbon Shopping São Paulo, inaugurado no mesmo terreno em março de 2008.

Shoppings com fim decadente e falência - Foto Reprodução Internet
Shoppings costumam ter grande fluxo de pessoas (Foto: Reprodução / Canva)

DESSE MODO, QUAL OUTRO SHOPPING DE SÃO PAULO FECHOU AS PORTAS?

Primeiramente, outro centro comercial que deu adeus foi o Shopping Capital, inaugurado em maio de 2006.

A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em falência, detalha agora o fechamento do Shopping Capital.

Gigantesco, ele possui 59.433 metros quadrados distribuídos entre 8 pavimentos. Tinha 170 lojas e um campus do Centro Universitário Capital (Unicapital) que ocupava os últimos três andares do edifício.

Mas, não demorou para o Shopping Capital se tornar um problema. A construção excedeu os limites os quais a Prefeitura de São Paulo havia autorizado.

Em 13 de junho de 2008, 2 anos após sua inauguração, ele foi lacrado pela terceira vez. E os problemas seguiriam.

Porém, ele foi oficialmente interditado em junho de 2012. Desse modo, o motivo é a falta do Habite-se e de Licença de Funcionamento.

Shopping Capital localizado na região da Mooca (Reprodução: Montagem TV Foco)
Shopping Capital (Foto: Reprodução / G1)

AFINAL, COMO ESTÁ O PRÉDIO ONDE FUNCIONAVA O SHOPPING?

Ele então passou um ano lacrado, até que em 2013, onde o empreendimento localizado na avenida Paes de Barros, 2761, na Mooca, teve o seu leilão anunciado.

Assim, como uma falência, ele foi encerrado em 2012 e passou os anos seguintes disponíveis para a venda.

Contudo, hoje em dia, o prédio continua abandono, com muitos usuários de drogas no entorno e sem nenhum tipo de previsão do que acontecerá com ele.

Com o fim do empreendimento, lojas, cinemas, praça de alimentação, caíram no esquecimento e o shopping hoje é apenas um problema para a prefeitura resolver.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Shopping Capital teve falência decretada (Foto: Reprodução / G1)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Primeiramente, 2 grandes shoppings do Brasil precisaram fechar as portas de forma oficial.
  • Em decorrência da inviabilidade econômica e dívidas milionárias, o Shopping Center Matarazzo e o Shopping Capital decretaram falência.

QUAL O MAIOR SHOPPING DO MUNDO?

Segundo informações do portal IE, o Dubai Mall é o maior do mundo, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Dubai.

Dessa forma, seu tamanho chamou atenção do varejo mundial, por ser o mais completo e maior shopping center do mundo construído até hoje.

Com isso, o Dubai Mall conta com 500 mil metros quadrados. Ele equivale a 50 quadras de futebol.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Dubai Mall (Foto: Reprodução / TripAdvisor)

“Veja matéria completa sobre o fim de montadora n°1 dos brasileiros com mais de 40M de carros vendidos“.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.